quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

2022 É TEMPO DE SEMEAR O NOVO. PLANTAR AÇÕES POSITIVAS NAS CIDADES.

Ecomuseu dos Campos de São José do Centro de Estudos da Cultura Popular inicia o ano movendo energias para promover impactos ambientais positivos na área urbana de São José dos Campos. Leia mais sobre as atividades de janeiro.

Está cada vez mais urgente o uso consciente dos recursos do planeta, tanto se fala em sustentabilidade, mas são passos muito lentos para a regeneração efetiva de espaços. É preciso prática! Diversas atividades podem fazer a diferença! Começando na própria casa, na vizinhança, nos bairros.

É justamente esta a busca do Ecomuseu dos Campos de São José, projeto do Centro de Estudos da Cultura Popular - CECP – que entra em sua terceira edição com parceria da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental. Através de ações socioambientais e culturais, como mutirões de plantio e limpeza, feiras que incentivam a economia circular, eventos de convivência social, saraus, rodas de conversa, pretende fazer a diferença.

No dia 13 de janeiro, através de um encontro virtual, aconteceu o lançamento da nova marca do projeto. O trabalho de arte gráfica do Ecomuseu tem sido realizado desde 2015 pelo Magno Silveira, do MagnoStudio, que teve seu trabalho exposto pela coordenadora de comunicação do Ecomuseu, Ana Gabriela Abrão.

Foto: Ricardo Savastano | Arte gráfica: MagnoStudio

Neste encontro foi também apresentada, pela arquiteta e urbanista Marianna Mar, a proposta arquitetônica do Núcleo de Referências Culturais e Ambientais das Zonas Leste e Sudeste de São José dos Campos, espaço que irá reunir a documentação coletada pela equipe técnica de pesquisa, articular novas ações, promover oficinas e eventos, entre outras atividades. Um dos objetivos deste espaço é ser uma referência em adaptação sustentável de imóveis comuns, com a instalação de horta orgânica, sistema de captação de água de chuva e modelos de compostagem.

O encontro virtual foi mediado pela gestora do Ecomuseu dos Campos de São José, Maria Siqueira Santos, que finalizou articulando a cultura popular com o desenvolvimento local e apontando o papel do Ecomuseu em fomentar nos cidadãos um novo olhar e agir sobre o patrimônio, o território e os recursos naturais. O evento está na página do Facebook do Ecomuseu e pode ser acessado através do link: https://bit.ly/LancamentoMarcaEcomuseu.

No dia 15 de janeiro foi realizado o primeiro mutirão de plantio e limpeza do ano, no bairro Vista Verde. Foram plantadas 25 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado a fim de promover a recomposição da mata ciliar em uma nascente do rio Alambari. A ação coletiva, que contou com cerca de 50 pessoas, recolheu ainda cerca de 100 kg de lixo das margens da nascente. Ao longo dos anos de 2022 e 2023, o Ecomuseu prevê o plantio de mais de 800 mudas de árvores nativas às margens do rio Alambari.

Fotos: Lucas Lacaz


Participaram desta ação, além da equipe do Ecomuseu, os parceiros da SEURBS, SMC, Gestbio, Saviver e voluntários de diferentes lugares da cidade: Vista Verde, Campos de São José, Bosque dos Eucaliptos, Santana, Jardim das Indústrias, Vila Tesouro e Jacareí. Da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade estavam presentes Andrea Sundfeld e Luciano Machado. O sr. Domingos Malhone participou representando a Sociedade de Amigos da Vista Verde.

Sábado, dia 22 de janeiro, aconteceram atividades voltadas às crianças de 0 a 12 anos, divididas em duas turmas, das 9h às 11h e das 13h às 15h, a fim de evitar aglomeração. Na programação estavam previstas contação de histórias, com Regiane da Silveira, montagem de Ecocaixotes, com produção de mudas e pintura em madeira, que serão distribuídos em bairros da zona leste/sudeste da cidade, com Camila Inês. Além de oficina de aquarela para os acompanhantes das crianças, com Larissa Salles. Esta programação de férias aconteceu no Núcleo de Referências Culturais e Ambientais, na Vista Verde.

Fotos: Lucas Paixão

O projeto tem mobilizado pessoas espontaneamente e propõe aos cidadãos de São José dos Campos buscar a prática deste objetivo em comum: ocupar positivamente locais públicos da nossa cidade, apropriação dos espaços que são de todos para cuidar e usufruir e promover atitudes sustentáveis.

Siga nossas redes sociais: 
instagram.com/ecomuseucsj/   |  facebook.com/ecomuseusjc    |   ecomuseusjc.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário