segunda-feira, 11 de junho de 2018

Confira como foi o evento de lançamento do projeto Ecomuseu+!

Foi dada a largada: o Projeto Ecomuseu+ está oficialmente lançado!

Os preparativos começaram logo cedo e simultâneos em vários pontos da Zona Leste de São José dos Campos. No Campos de São José, uma parte da equipe e moradores do bairro, participantes do projeto, ficaram na montagem do espaço no Parque Alambari. Já no Jd. Diamante foi onde começamos o itinerário do transporte para buscar os moradores dos novos bairros para participarem do evento. A primeira a chegar foi a Sueli, junto com o Matheus e o Felipe. Eles logo foram indicando outros moradores e casas para passar. Fomos aproveitando o caminho para conversamos, nos conhecermos melhor, trocarmos histórias. Seguimos para o Jd. Americano e, na sequência, o Campos de São José. Com a van quase lotada, chegamos ao nosso destino.

Os convidados foram recebidos com uma boa cantoria! Era o Célio tocando berimbau de um lado, música caipira de outro, com Tiane, Fabio e Geraldo. Reencontros com quem está com a gente desde o início do Projeto Ecomuseu Campos de São José, como a Eliana, a Zefa, o Gu, seu Elio e novos participantes como a Ivani, o seu Antônio. Exposições de saberes e fazeres, como a barraca de artesanatos da Lídia, a Cynthia, Rejane. Até a Pintura Currupiu marcou presença, que não poderia faltar! Com tanta coisa boa acontecendo e gente especial chegando, começaram as apresentações. 










Tiane Tessaroto abriu a fala e Maria Siqueira, coordenadora do projeto, fez os agradecimentos e contou um pouco sobre a proposta do novo projeto, o Ecomuseu+. "Não é uma tarefa fácil, mas é muito gratificante quando a gente consegue transformar um pouquinho que seja. Temos essa ideia de que aos poucos nós conseguiremos abraçar o mundo, porque nossa vontade é transformá-lo. Abrir a porta do nosso quintal e fazer um pouquinho mais. Assim o vizinho, e assim a outra pessoa. Acreditamos nesse poder das pessoas, juntas, conseguindo transformar o mundo" conta Maria.
Já Eliana, moradora do Campos de São José e participante do Ecomuseu, destaca a importância de ampliar o projeto, "É passar a sementinha pra frente", afirma. Outros participantes compartilharam seus olhares, como Angela Savastano, vice-presidente do CECP, Daniel Sales Correia - Gerente Geral da Revap e Lazaro Augusto Guimarães Andrade Brandão - Gerente Setorial da Responsabilidade Social da Regional São Paulo/Sul.
 

Para celebrar esse momento especial, Geraldo e Tiane se apresentaram tocando músicas da cultura caipira e Célio tocou uma ladainha no berimbau, representando seu grupo de capoeira. Foi uma manhã marcante para este novo momento do Projeto Ecomuseu+, que finalizou com uma visita à área da Fazendinha.







Agradecemos a todos os presentes!
E continuem acompanhando nossas novidades, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário