quinta-feira, 17 de maio de 2018

Lançamento do Projeto Ecomuseu+!

É com muita alegria que anunciamos o Lançamento do Projeto Ecomuseu+! O evento de lançamento acontecerá no dia 22 de maio, às 10h, no Parque Alambari, localizado no bairro Campos de São José, território que recebeu e acolheu o primeiro projeto de Ecomuseu do Estado de São Paulo, da Região do Vale do Paraíba e da cidade de São José dos Campos.

O Ecomuseu+ é a possibilidade de ampliação do projeto "Ecomuseu Campos de São José: Compartilhando saberes e fazeres", que aconteceu durante os anos de 2015 e 2017, viabilizado pelo patrocínio da Petrobras e realizado pelo CECP - Centro de Estudos da Cultura Popular. O projeto foi "soprado" e, no ano de 2017, mesmo sem o incentivo deste edital, o Ecomuseu continuou vivo por conta do envolvimento de moradores e moradoras do território do Campos, que fizeram a semente plantada, germinar. Em 2018, o projeto foi contemplado novamente pela Petrobras/Governo Federal e a equipe de campo voltará ao bairro, em uma proposta de intervenção territorial, visando desenvolvimento local, onde os protagonistas das mudanças são os próprios moradores! Além do retorno ao Campos, o projeto de Ecomuseu será ampliado para dois novos bairros da região: Jd. Diamante e Jd. Americano.

O Projeto tem como objetivo promover o empoderamento comunitário e a valorização do patrimônio cultural e ambiental nos bairros vizinhos à Refinaria Henrique Lage (Revap), proporcionando um novo olhar das pessoas para a comunidade em que vivem, identificando os pontos positivos e questões a melhorar, mas sempre com foco naquilo que eles mesmos podem resolver.

No dia 22, um ônibus circulará entre os bairros para levar os moradores interessados até o Parque Alambari e celebrar essa conquista! Será um momento de trocas de saberes à lá "Trecos e Tarecos", a Feira organizada e produzida pelos participantes do Ecomuseu nestes primeiros dois anos de projeto.
Pontos e horários de encontro:
- Jd. Diamante: 8h00, Rua Rosa Coulicoff, em frente ao Restaurante do Coutinho.
- Jd. Americano: 9h00, Rua Julia Cursino, em frente a Igreja Nossa Senhora Aparecida.
- Campos de São José: 9h20, em frente à Escola Valmar.

Acompanhe nosso evento no facebook: https://www.facebook.com/events/234599513979498/
Contamos com a sua presença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário