terça-feira, 30 de novembro de 2021

PROGRAMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL AGITADA EM NOVEMBRO, PROMOVIDA PELO ECOMUSEU DOS CAMPOS DE SÃO JOSÉ

    Os principais objetivos do Ecomuseu dos Campos de São José são: a valorização da paisagem cultural e natural do município, valorização do patrimônio local e realização e incentivo de atividades de protagonismo e empoderamento comunitário.

    Em sua terceira edição, o projeto aumentou sua área de atuação para 17 bairros localizados nas regiões leste e sudeste de São José dos Campos. O trabalho coletivo, realizado por moradores dos bairros e por parceiros do Ecomuseu, tem possibilitado uma programação bem ampla.

Mutirão na rua Isabel Nunes, no Campos de São José
Foto de Lucas Lacaz
Mutirões

    No mês de novembro aconteceram dois mutirões organizados pelo Ecomuseu, ambos no bairro Campos de São José. No dia 06 de novembro a atividade aconteceu na área denominada “Florestinha”, às margens do rio Alambari, com poda de árvores, coroamento das mudas e coleta de sementes para o banco do Ecomuseu. A atividade contou com a participação de diversos voluntários. Dia 20 de novembro foi a vez da horta comunitária da rua Isabel Nunes, sempre com a presença dos parceiros da GestBio – Soluções Ambientais e apoio da prefeitura.

Outras atividades

Sarau Virtual

    Dia 12 aconteceu o retorno do Sarau Virtual, um evento para colocar a prosa em dia, recitar poesias, cantar e reencontrar os amigos. Mesmo que ainda de forma virtual, foi perceptível a animação dos participantes em rever pessoas queridas. Tivemos pessoas de diversos lugares do país: Palmas - TO, Porto Alegre - RS, Paraibuna, Jacareí e São José dos Campos - SP. Que noite animada!


Visita Guiada ao Sítio Arqueológico no Jd Mariana 1

    Já no dia 18, foi feita uma visita guiada ao sitio arqueológico localizado no bairro Jardim Mariana 1, juntamente com a equipe do Origem Arqueologia. Os participantes puderam conhecer os resultados das pesquisas e estudos arqueológicos feitos na região leste da cidade. Uma experiência incrível de educação patrimonial!

Acompanhe a programação através das redes sociais do Ecomuseu dos Campos de São José:

www.facebook.com/ecomuseusjc

www.instagram.com/ecomuseucsj/

www.youtube.com/EcomuseudosCamposdeSãoJosé

O projeto Ecomuseu dos Campos de São José é uma realização do CECP com apoio da Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a @Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

2 comentários: