sexta-feira, 26 de junho de 2015

CECP reúne moradores dia 30 de junho para falar do Ecomuseu Campos de S. José

O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), de São José dos Campos, realiza na próxima terça-feira (30) uma roda de conversa com os moradores do bairro Campos de São José, da região leste da cidade, onde a entidade desenvolve o projeto Ecomuseu Campos de São José, patrocinado pela Petrobras.

A roda de conversa vai acontecer a partir das 19h30 na EE Valmar Lourenço Santiago, localizada no mesmo bairro (Rua Dantas Luiz do Prado, 345). Este é o primeiro de muitos outros encontros que o CECP pretende realizar durante os dois anos de duração do projeto.

O projeto Ecomuseu Campos de São José busca, por meio de ações ecomuseológicas, identificar o patrimônio cultural da comunidade local, visando incentivar e estimular os moradores a alcançarem o desenvolvimento do bairro usando seus próprios saberes e fazeres.

Angela Savastano
“Quando as pessoas se conscientizam do patrimônio cultural que têm se sentem capazes de transformar a realidade do local onde vivem”, enfatiza a presidente do CECP, Angela Savastano.

O projeto Ecomuseu Campos de São José foi um dos 56 contemplados na seleção pública realizada no final do ano passado pela Petrobras, como parte do Programa Petrobras Socioambiental.

A realização é do CECP, com apoio da Prefeitura de São José, Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), Museu do Folclore de São José dos Campos, Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) e Comissão Nacional do Folclore (CNF).

Participação

O objetivo desta primeira roda de conversa é informar sobre o projeto e explicar como os moradores podem participar. “Isto porque, a identificação e o envolvimento deles com o projeto são fundamentais para o desenvolvimento das ações”, ressalta Maria Siqueira Santos, coordenadora do ecomuseu. Durante o período de desenvolvimento do projeto, também estão previstas outras ações, como feiras de produtos feitos pelos próprios moradores.

O encontro do dia 30 contará com a presença de Odalice Priosti, coordenadora de Estudos e Projetos do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica – Ecomuseu de Santa Cruz, do Rio de Janeiro. Ela conversará com os moradores sobre as experiências da iniciativa carioca, a primeira do Brasil.

Maria Siqueira e Odalice Priosti
Trabalho de campo

A primeira visita oficial ao bairro, após assinatura de contrato com a empresa, foi feita no dia 25 de março e desde então pesquisadores vêm fazendo contatos diários com os moradores, procurando identificar o patrimônio cultural de cada um. Até o mês de junho 156 pessoas de 123 famílias já haviam sido visitadas.

“O contato com os moradores é feito de maneira informal e as informações sobre o patrimônio cultural de cada um são obtidas naturalmente, enquanto conversamos com eles”, explica Maria Siqueira.

Oficina de comunicação

Depois deste encontro, a equipe do CECP realizará no dia 2 de julho, às 9h, no mesmo local, uma oficina de comunicação com os jovens do bairro. A intenção é despertar neles o interesse de participar da produção de um blog criado para divulgar o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário