domingo, 28 de junho de 2015

Reisado do Rio Grande do Norte - Adão Silvério



Reisado do Rio Grande do Norte
Autoria de Adão Silvério
2012

Segundo Luís da Câmara Cascudo, importante pesquisador do folclore brasileiro, Reisado se refere a grupos que cantam e dançam na véspera e Dia de Reis. 

Sobre a formação dos grupos de Reis, Lúcia Gaspar diz que: 

O Reisado é formado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades e até propriedades rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.

Nos estados do Nordeste esta é uma festa muito popular, que acontece em várias comunidades na época do Natal, estendendo-se até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

A denominação de Reisado persiste ainda em Alagoas, Sergipe e Bahia. Em diversas outras regiões o folguedo é chamado de Bumba-meu-boi, Boi de Reis, Boi-Bumbá ou simplesmente, Boi. Em São Paulo é conhecido como Folia de Reis, onde a festa é composta de apresentações de grupos de músicos e cantores, todos com roupas coloridas, entoando versos sobre o nascimento de Jesus Cristo, liderados por um mestre.

Neste texto de Lúcia Gaspar há mais informações sobre Reisado.
Dê uma olhada lá:

Clique aqui para ler o texto.



Fonte: Gaspar, Lúcia. Reisado. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=217:reisado&catid=52:letra-r&Itemid=1. Acesso em: 28 de junho de 2015.




Nenhum comentário:

Postar um comentário