quinta-feira, 23 de julho de 2015

Conversa com Adão Silvério

Jovens Sonhadores conversam com Adão Silvério

Na última segunda feira, dia 20/07, jovens do Campos de São José se encontraram com o artista popular Adão Silvério para conhecer mais de perto sua trajetória de vida e arte.
A conversa aconteceu na Casa de Cultura Tim Lopes, localizada no Bosque dos Eucaliptos, e contou também com a participação de Antônia, responsável pela Casa de Cultura, Maria e Renata, ambas da equipe do Projeto Ecomuseu Campos de São José. 
No clima de uma boa prosa, seu Adão respondeu às perguntas feitas por Gabriel, Kesley, Maria Eduarda e Pablo. Contou sobre o período em que viveu em Redenção da Serra, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Taubaté, até chegar em São José dos Campos, por volta do ano 2000. 
Nascido em 1942, morou na roça em Redenção, onde sua família produzia farinha de mandioca e rapadura, além das outras tarefas comuns à vida na roça. 
Quando morou em Paraibuna, na época com cerca de 15, 16 anos, conheceu Sebastião Justino, o Mestre Justino, que o incentivou a pintar e, depois, a enviar suas obras para salões e galerias de arte de várias regiões do estado.  
O cotidiano rural é uma temática bastante presente na obra de Adão Silvério. Seus quadros mostram cenas de festas: festa de São Benedito, festa junina, danças dos fogos, dança de São Gonçalo; de trabalho: produção de rapadura, de farinha de mandioca, criação de animais; mitos e lendas: o curupira, a história do português que tinha medo da própria sombra, o saci. Outro elemento marcante na obra de Adão é a presença do relevo montanhoso, paisagem comum aos habitantes do Vale do Paraíba. 
Atualmente, Adão está escrevendo um Glossário de Expressões Populares. A sua ideia é editar um livro contendo as expressões orais comuns no cotidiano das pessoas e suas definições. 
Em 2012, o artista foi convidado por Paulo da Clubeca, então presidente da Associação de Amigos de Bairro, para pintar a parede da sede da Associação. O mural intitulado "Reisado do Rio Grande do Norte" está ainda lá, localizado na entrada do bairro, próximo ao terminal urbano Eco-Ponto.

 



 




 










Créditos das fotos:
Gabriel, Pablo, Duda,
Kesley e Renata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário