sexta-feira, 4 de maio de 2018

Explorando o território: um olhar curioso sobre a natureza

Como falar de um território sem considerar toda forma de vida que ali habita?
Nesse território, sendo um bairro urbano ou rural, não há maneiras de reconhecê-lo sem que seja dada a devida importância àqueles que vivem ali, que carregam consigo sabedorias únicas, transmitidas de geração para geração, que podem ser entendidas como as riquezas imateriais daquela região, e que se relacionam, interagem e transformam constantemente o meio.

Este meio se transforma, seja naturalmente ou por meio da intervenção da sociedade, de acordo com a bagagem cultural e sabedorias adquiridas no decorrer da vida de cada um. Como nos relacionamos com a natureza que nos cerca, mesmo que em um meio urbano? Quanta atenção damos a essas transformações? Que olhar temos para o meio em que habitamos e o quanto refletimos sobre esse caminhar junto as mudanças? Podemos cuidar e intervir no território em que vivemos, considerando este uma extensão de nossas próprias moradias?


Com o intuito de provocar este olhar curioso e novos questionamentos nos alunos de 1ºs e 2ºs anos que estudam no período da tarde na Escola Estadual Professor Valmar Lourenço Santiago, foi realizada, nos dias 23, 24 e 25 de abril, uma saída de campo. Ou seja, uma visita ao próprio território habitado pelos alunos, porém, buscando um outro olhar sobre a paisagem.
Na ocasião, os alunos foram convidados a ter um olhar de curiosidade, de questionamento, de exploração do meio, reparando em como a natureza interage com o contexto urbano e como a sociedade interage com a natureza neste contexto. Uma forma de resgatar este olhar e também possibilitar que heranças de vida venham à tona, como a relação da família com a terra, agricultura, artesanato, entre outros.

  

E falando sobre como interagir com a natureza em meios urbanos, não poderíamos deixar de ir até a Fazendinha, não é mesmo? A Fazendinha é uma Área de Preservação Permanente cultivada por moradores do Campos de São José desde 2015. Lá eles plantam árvores nativas e, no entremeio das árvores, fazem seu roçado. Essa ação foi fruto do Projeto Ecomuseu Campos de São José, projeto patrocinado pela Petrobras durante os anos de 2015 e 2017, que desde então mobiliza moradores do local em prol do bem comum.


Uma primeira etapa para a semente de um novo Projeto que, por meio do projeto Ecomuseu, está sendo plantada na escola Valmar, junto à seus alunos. Fiquem de olho que em breve essa semente germinará e poderão colher novidades!


 

Acessem também nossa página do Facebook que lá poderão acompanhar os resultados desta exploração pelo olhar fotográfico dos alunos da escola Valmar: http://www.facebook.com/ecomuseusjc

Atualmente, as ações realizadas pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) na Escola Valmar, no Campos de São José, são patrocinadas pelo Instituto Embraer e pela Petrobras. Além disso, retomamos o Projeto Ecomuseu, agora incluindo, além do Campos, os bairros Jardim Americano e Jardim Diamante, com novo patrocínio da Petrobras.

Fotos: Raquel Henrique





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