segunda-feira, 14 de maio de 2018

Valmar em ação!

Os dias 2, 3 e 4 foram de muito trabalho na escola Valmar Lourenço Santiago, do Campos de São José. Aconteceram diversas atividades, nas quais os alunos puderam acessar novos conhecimentos, contar um pouco de suas ricas histórias e colocar a mão na massa!

O primeiro momento se deu com a visita de Luciano e Elisa, da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade (SEURBS), para conversar com os alunos sobre a questão dos resíduos que geramos, o famoso "lixo" e pensar, sobre, mas também, além da reciclagem. Refletir de forma consciente sobre o consumo e a influência desse modelo em nossas vidas, utilizando para tanto o documentário "A história das coisas". Após o vídeo, os alunos puderam debater e expor seus pensamentos e opiniões sobre o assunto, em uma roda de conversa.




O segundo dia foi sobre muita enxada, trabalho e dedicação dos alunos no espaço da horta, em um mutirão de limpeza e preparação do local. Para esse momento, o Sena, participante do projeto Ecomuseu há aproximadamente 4 anos, o Fabio, Maria, Juliana, Aline e Raquel, Daniel e alguns professores também estiveram presentes para compor e fortalecer o time. "Me surpreendi muito com as turmas! Quando cheguei lá, olhei pra tudo aquilo e pensei: não vai dar para fazer tudo hoje, é muita coisa. E pelo contrário, o pessoal deu super conta, foi muito, muito bom mesmo!", comenta Juliana, sobre o dia intenso vivido junto aos alunos.



Para fechar a maratona da semana, o terceiro dia foi um momento de trocas, para conhecermos um pouco mais a história de vida, tradições e saberes presentes na vida dos alunos. Foram realizadas questões como a origem de suas famílias, relação com agricultura, atividades culturais, transmissões artísticas, entre outras riquezas.



Uma semana intensa, repleta de trocas, desafios, aprendizados e muito trabalho em equipe. Parabéns a todos os envolvidos e um agradecimento à dedicação da equipe de campo do Ecomuseu!

Fotos por Raquel Henrique e Fabio Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário