quarta-feira, 15 de setembro de 2021

15ª Primavera de Museus - Lançamento da 3ª edição do Ecomuseu dos Campos de São José

Em 2021 o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) propõe como tema da 15ª Primavera de Museus pensar, neste contexto de pandemia, sobre as perdas e os recomeços que tangem os museus brasileiros.

Neste sentido é que o Ecomuseu dos Campos de São José, que inicia agora sua 3ª edição, prepara uma programação híbrida, com atividades presenciais e virtuais, de forma a indicar uma nova maneira dos museus interagirem com seu público participante.

No dia 24 de setembro acontecerá uma Live de Lançamento desta 3ª edição do Ecomuseu com a participação de representantes do CECP/Ecomuseu, instituições parceiras e moradores participantes das atividades. O evento será transmitido no Facebook do Ecomuseu a partir de 19h30.

No dia 30 de setembro teremos, com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, o plantio de 30 mudas de árvores nativas na APP do rio Alambari, no Parque Alambari, bairro Campos de São José. O evento acontecerá às 9h00 e é parte também da 1ª Semana Vicente Carlos Corrá, atividade que marca a reinauguração do viveiro de mudas da Florestinha.

Além disso, propomos às escolas parceiras da região uma trilha virtual do patrimônio. Na ocasião, a equipe do Ecomuseu apresentará uma trilha virtual utilizando ferramentas de georreferenciamento disponibilizadas na internet para compartilhar com os estudantes informações e histórias dos patrimônios locais, como o Centro Histórico, o Parque Vicentina Aranha, o Complexo Tecelagem Paraíba e, por fim, os patrimônios naturais da região leste/sudeste. As datas propostas para esta atividade são: 29 de setembro (períodos matutino, vespertino e noturno) e 30 de setembro (período vespertino).

PROGRAMAÇÃO:

24/09 - 19h30 - Live de lançamento da 3ª edição do Ecomuseu dos Campos de São José

29/09 e 30/09 - Trilha virtual do patrimônio

30/09 - 9h00 - Plantio de mudas na APP do rio Alambari no Campos de São José

 

O Ecomuseu dos Campos de São José é uma realização do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e parceria da Petrobras por meio do Programa Socioambiental. Suas atividades abrangem, de forma especial, 17 bairros localizados nas regiões leste e sudeste de São José com Campos. O projeto tem o objetivo de desenvolver o protagonismo ambiental nos atores locais por meio de ações de valorização e fomento das culturas populares, dos saberes e fazeres do dia a dia que evidenciam processos históricos, identidades culturais, enraizamentos e empoderamentos sociais. Em seu plano de trabalho apresenta uma série de atividades de educação patrimonial e ambiental que colaboram com as instituições parceiras no objetivo comum de promover a cidadania e desenvolver a sustentabilidade a fim de garantir um planeta habitável para as gerações futuras. 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário