segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Feira de Saberes e Fazeres no Campos de São José empolga os participantes

Vista geral da feira montada no Parque Alambari
Um sentimento de empolgação e satisfação tomou conta dos 21 moradores do Campos de São José, que participaram da Feira de Saberes e Fazeres – Trecos e Tarecos, realizada sábado (19) passado na área do Parque Alambari, no próprio bairro. O resultado financeiro foi o que menos importou aos participantes, pois o que valeu mesmo foi poder expor e ver valorizado aquilo que fazem. A estimativa é que perto de 150 pessoas passaram pela feira no período de realização, entre 10h e 14h.

Além da venda de produtos feitos pelos próprios moradores (quadros, figuras de barro, artesanatos diversos – entre eles cestaria e instrumentos musicais feitos de material reciclável – bolos e tortas), a feira também contou com a presença de uma dupla de violeiros moradores do bairro, que ajudou a animar o ambiente durante quase todo o tempo de atividade. Outros quatro moradores ajudaram na organização e seis jovens registraram tudo em fotos e vídeos.

A feira faz parte do Projeto Ecomuseu Campos de São José, desenvolvido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), com patrocínio da Petrobras. A feira deve acontecer mensalmente a partir de agora e a de outubro será definida esta semana em reunião com os moradores. “O resultado foi melhor do que imaginávamos e esperamos para a próxima feira um número maior de participantes”, afirma a coordenadora do projeto, Maria Siqueira Santos.

O projeto visa identificar, estimular e valorizar o patrimônio cultural de cada morador, para que haja uma consciência coletiva de que a responsabilidade pela preservação e desenvolvimento do bairro não é só do poder público, mas também da própria comunidade. A iniciativa tem apoio da Prefeitura, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), do Museu do Folclore, da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) e Comissão Nacional do Folclore (CNF).

Início dos trabalhos de montagem da feira
Presença do artista Adão Silvério
Dupla de violeiros animou o ambiente

Sena também marcou presença com seus trabalhos
Jovens também estiveram presentes


















Nenhum comentário:

Postar um comentário