sábado, 9 de fevereiro de 2019

Ecomuseu Campos de São José em São Bento do Sapucaí

No dia 01 de fevereiro estivemos participando da 10ª Roda de Conversa do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba. 

O encontro foi muito bom! Pudemos conhecer o trabalho desenvolvido por Vanderléia Barboza e sua equipe no Casarão da Pintora Adelaide, um espaço lúdico, com um acervo rico e diversificado de livros, agradáveis espaços para conversas e encontros.

 








Em sua apresentação, Vanderléia nos trouxe histórias de Eugênia Sereno, escritora são-bentista que em 1966 recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura pela obra "O pássaro da escuridão". O Casarão abriga hoje as memórias tanto de Adelaide quanto de Eugênia.
Em seguida, o arquiteto Silvio Nascimento fez uma fala bastante inspiradora e positiva sobre o conceito de Cidades Educadoras.   




Cilene Gomes, da Univap, iniciou o 2º Simpósio da ABREMC comentando sobre a importância da articulação feita pelo Observatório da Paisagem e a importância do debate realizado pelas instituições ligadas ao Patrimônio Cultural do Vale do Paraíba ampliar-se a ponto de amparar a elaboração de políticas públicas ligadas à temática. Nós, do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), apresentamos aspectos do desenvolvimento do Ecomuseu Campos de São José, enfatizando o levantamento cultural realizado ao longo destes anos de projeto e o acervo de desafios que temos para trilhar. Foi exibido o vídeo "Plantio do Pomar de Árvores Frutíferas Nativas do Cerrado e da Mata Atlântica", que documenta uma ação realizada em parceria com a comunidade do Jardim Diamante e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos por meio das Secretarias de Urbanismo e Sustentabilidade e Manutenção da Cidade. No ocasião, guiados pelos anseios da comunidade local, foi realizado o plantio de 30 mudas de frutíferas nativas na praça João Batista Peneluppi.

Terezinha Resende Martins, do Ecomuseu da Amazônia, e Yara Mattos, do Ecomuseu da Serra de Ouro Preto, ambas representantes da ABREMC (Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários), contaram um pouco de suas experiências com museologia comunitária, as conquistas e os desafios inerentes ao trabalho com comunidades. 





Para encerrar a manhã, que já avançava para o período da tarde, tivemos um debate bastante interessante, com ampla participação do público.

No período da tarde a conversa começou com a apresentação da Suzy da Silva Santos, que contou sobre sua pesquisa de mestrado e as relações que estabeleceu ao longo dessa trajetória com representantes e comunidades articuladas em torno de alguma iniciativa ecomuseológica ou de museologia comunitária.

Diana Poepcke contou sobre o Museu da Mantiqueira (MuMan) e Maria Bernadete Prado apresentou a proposta do Museu do Carro de Boi Quim Costa, ambos localizados no município de São Bento do Sapucaí.

Douglas Almeida fez uma fala bastante impactante sobre a comunidade do Banhado, em São José dos Campos, mostrando a história dessa população que vive nesta área central e controversa de São José há muitas décadas e que vive constantemente conflitos com os poderes municipais que fazem a gestão pública joseense.

Para encerrar as falas, André Bazzanella, chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba, fez um apanhado geral sobre o Observatório da Paisagem, suas articulações e objetivos.




Houve a apresentação da Congada do bairro do Quilombo, de São Bento, e, por fim, a exibição do filme "Pelas Águas do Rio de Leite", direção de Aline Scolfaro.




O dia foi curto para tanto assunto! Mas valeu a pena! Troca de experiências, debate de conceitos, apresentação de pesquisas, parcerias, articulações. 

Só temos que agradecer aos amigos e parceiros que, juntos, construíram mais uma Roda de Conversa do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba. Agradecemos também ao público presente, moradores e interessados de São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba, Paraibuna, Gonçalves, Atibaia, São Paulo, São José dos Campos, entre outras cidades representadas.

Valeu!!!!



(Créditos das imagens: Vanderléia Barboza, Joseana Souza, Tiane Tessaroto e Maria Siqueira Santos)




Nenhum comentário:

Postar um comentário