sábado, 9 de fevereiro de 2019

Lá vem a cantoria do Ecomuseu

No dia 22/01 retomamos os Encontros de Memória do Projeto Ecomuseu+.
O primeiro encontro foi no Jardim Diamante. Fomos recebidos com muito carinho e capricho pela d. Isabel e pelo Felipe. D. Isabel preparou deliciosos quitutes para nos proporcionar uma boa prosa com tortas, bolos, café e suco de cidreira. Foi muito bom! Pudemos conversar mais sobre as necessidades do bairro e conhecer mais talentos dali, como a história da d. Emília e de sua família.



 
Na quinta feira, dia 24/01, a cantoria aconteceu no Campos de São José. Iniciamos as rodas de conversa com uma alegre Memória Musical na casa do Ivani e do Paulo. Além da cantoria, conversamos muito sobre as histórias e lendas de São José.
A Ivani, que nos recebeu em sua casa, é uma pesquisadora apaixonada pelas histórias de São José dos Campos, ela compartilhou conosco curiosidades sobre a cidade. Ela também pesquisa os títulos de Nossa Senhora, cuja a variedade é tão grande que beira a casa dos mil.
Entre uma música e outra, Dona Francisca, que veio de Santana do Cariri/CE, partilhou conosco suas histórias sobre a novena de Santa Ana, que acontece em sua cidade natal, ressaltou como as novenas dela lá são diferentes das que fazemos aqui em São José. Em Santana do Cariri, a cidade inteira para para rezar a novena e viver aquela festa intensamente. Devido a sua presença, revivemos suas memórias cantando canções de Luiz Gonzaga.

Na sexta, dia 25/01, a Memória Musical estacionou no bairro mais musical do projeto, fomos ao Jardim Americano, na casa do Elias e da Simone. Tivemos as ilustres presenças do Seu Antônio e sua sanfona, Seu Geraldo, no violão, e Amaral, no pandeiro. Foi uma noite muito animada com diversos clássicos sertanejos que fazem parte até hoje do dia a dia dos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário