sábado, 16 de fevereiro de 2019

Participantes do Ecomuseu+ visitam ações coletivas de revitalização em Santo André


No sábado, dia 09 de fevereiro, realizamos um passeio à cidade de Santo André - SP para conhecer um projeto de revitalização e valorização do espaço público desenvolvido pala ONG MDDF (Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores em Favelas de Santo André) juntamente com os moradores das comunidades Sacadura Cabral, Conjunto Prestes Maia, Conjunto Gonçalo Zarco e Conjunto Ipiranga. 


O projeto, intitulado “Nossas Vilas, Vielas e Quintais”, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental de 2015 a 2017, nasceu como uma resposta aos problemas ambientais enfrentados pelas comunidades locais, como o acúmulo de lixo, esgoto a céu aberto, falta de área verde e espaços de lazer, entre outros, e, de lá para cá, conseguiu organizar e fortalecer a própria comunidade para que transformasse essa realidade. Como resultados os moradores hoje contam com um espaço bonito e colorido, com redução do lixo, a presença de parquinhos e jardins onde as crianças podem brincar enquanto as mães estendem roupas no varal comunitário. 






Os participantes do Ecomuseu+ foram recebidos por Sarah Bryce e Rejane Alves da Silva, ambas moradoras das comunidades e participantes do MDDF. Elas mostraram alguns espaços revitalizados, compartilharam das suas experiências e aprendizados vividos ao longo do processo. Muitas trocas boas surgiram a partir desse encontro. Nossos participantes sentiram-se empolgados em ver os resultados de sua participação ativa e começaram a sonhar com o engajamento coletivo de suas próprias comunidades. 







No meio do dia, fizemos uma pausa para o almoço no SESC Santo André e aproveitamos para conhecer um pouco alguns espaços dali, como a área de lazer. Depois do descanso voltamos a atividade, desta vez para conhecer a comunidade Tamarutaca, uma favela urbanizada que recentemente foi retratada artisticamente pelo artista plástico José de Quadros em parceria com o SESC. 



O trabalho de valorização e ressignificação que esta ação, juntamente com o engajamento de alguns moradores e do MDDF, tem feito por esse espaço é realmente lindo de se ver. O artista conviveu com os moradores, conheceu suas histórias e retratou rostos e cenas em instalações que receberam o nome de "A beleza do Inusitado". José de Quadros conversou com equipe e participantes do Ecomuseu+ e essa conversa foi importante no sentido de refletir sobre as várias narrativas presentes em um território e o quanto um diálogo mais próximo e mais humano pode ajudar a quebrar estigmas e a empoderar as pessoas, cada qual com o seu saber. 


Para encerrar fomos agraciados com uma apresentação musical trazida pelo SESC do grupo de forró Pé de Moleque. A dia foi longo, voltamos para São José dos Campos já no final da tarde bem cansados, mas também com muito aprendizado na bagagem e inspirados pelas boas ações que presenciamos. É hora de juntar forças!



Nenhum comentário:

Postar um comentário