sábado, 9 de fevereiro de 2019

Atividades do Ecomuseu+ de volta!

Fala pessoal do Ecomuseu!!!

Depois do recesso de final de ano, retomamos nossos encontros com os moradores do Campos de São José, Jardim Diamante e Jardim Americano, bairros localizados na Zona Leste de São José dos Campos.

O Projeto Ecomuseu+ teve início em março de 2018, com o objetivo de mapear os saberes e fazeres dos moradores das comunidades e propor ações para melhoria dos bairros. Muitas ideias e atividades já aconteceram desde lá, contando inclusive com muitas parcerias importantes para o desenvolvimento do projeto.

Para iniciar o ano de 2019, realizamos, em parceria com as comunidades envolvidas e com a apoio cultural da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, duas Feiras de Saberes e Fazeres Trecos e Tarecos. Uma no Campos de São José e outra no Jardim Diamante. A Feira do Jardim Americano acontecerá em breve, no dia 16 de fevereiro de 2019.

Sábado, dia 19/01, tivemos a Feira Trecos e Tarecos no bairro Campos de São José, dentro do Parque Alambari. Nessa edição tivemos uma novidade: além da  participação dos artesãos do bairro, contamos com a presença de outros artistas populares vindos do Jardim Diamante e do Santa Cecília. A Feira foi abrilhantada ainda mais com a apresentação do grupo de Jongo Mistura de Raça.


 
 
 
 
 
 


E as atividades continuaram no sábado, dia 26/01, com a Feira de Saberes e Fazeres Trecos e Tarecos no Jardim Diamante. Foi a primeira vez que o bairro recebeu nossa Feira, que contou com a participação de artesãos do bairro Campos de São José, Jardim Americano, Santa Cecilia e Jardim Diamante. A quadra onde aconteceu a Feira ficou ainda mais bonita com a apresentação da história Sonhos de Francisco - contos sobre o Vale do Paraíba - do escritor e contador de histórias Marcelo Fernandes.









Esses últimos dias foram do jeito que a gente gosta, muita agitação e com muitas atividades! Gostaríamos de agradecer a Fundação Cultural Cassiano Ricardo pelo apoio cultural na Feira Trecos e Tarecos do Campos de São José e do Jardim Diamante, a todos os moradores e participantes que prestigiaram e ajudaram a construir as atividades do Ecomuseu+.
E não paramos por ai, no próximo sábado, dia 09/02, nós teremos um passeio para Santo André/SP, vamos conhecer comunidades que revitalizaram seus espaços e transformaram suas realidades.
No dia 16/02 teremos Feira de Saberes e Fazeres no Jardim Americano, na rua Padre Joaquim França, na altura do cruzamento com a rua Otávio Moraes Lopes. Na ocasião teremos a apresentação do show Cartola 110 anos.
No dia 23/02 acontecerá mais um encontro da Oficina de Inventário Participativo, dessa vez no Jardim Americano. Das 9 às 12 horas, na escola Possidônio Salles.

Venha participar!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário