quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Mario Chagas fala sobre museologia social dia 10/12, às 9h, no Museu Municipal de São José


Professor Mario Chagas durante palestra
Foto: Gilson Camargo


‘Experiências em Museologia Social’, este é o tema do encontro que será realizado no dia 10 de dezembro, às 9h, no Museu Municipal de São José dos Campos, com o professor Mario Chagas, que também é museólogo, mestre em Memória Social, doutor em Ciências Sociais e poeta. O evento é gratuito e aberto ao público interessado, com mediação da historiadora Maria Siqueira Santos. 

O professor Mario Chagas também se reunirá um dia antes com os participantes do Projeto Ecomuseu Campos de São José, desenvolvido desde março deste ano pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), com patrocínio da Petrobras. Na ocasião, ele falará sobre ‘O ecomuseu que queremos’, abordando as potencialidades de ação e transformação dos museus comunitários. 

O encontro está marcado para às 19h30 na unidade da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), situada à Rua Alexandre Souza Roberto, 20, no bairro Campos de São José. 

Conceito 

A denominação museologia social ou sociomuseologia, segundo o professor Mario Chagas, passou a ser mais usual após os anos 90, tomando lugar da expressão nova museologia, que desde sua origem contextualizava diferentes ações, como museologia popular, museologia ativa, ecomuseologia, museologia comunitária, museologia crítica, museologia dialógica e outras. 

“Estas múltiplas designações indicam, de algum modo, a potência criativa, a capacidade de invenção e reinvenção dessas experiências e iniciativas. Evidenciam a disposição para driblar e resistir às tentativas de normatização, estandardização e controle, perpetradas por determinados setores culturais e acadêmicos”, explica o professor Mario Chagas. 

Perfil

Mario Chagas é assessor do Museu da República e professor da UNIRIO, com atuação na Escola de Museologia, no PPGPMUS, no PPGMS, na ULHT e no PPGMUSEU da UFBA. Tem participação em redes e sistemas de museus e museologia espalhados pelo Brasil, e contribuí para a teoria e a prática da museologia social. 

Também é um dos criadores da Política Nacional de Museus, do Sistema Brasileiro de Museus, do Cadastro Nacional de Museus, do Programa Pontos de Memória, da Política Nacional de Educação Museal e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

O professor Mario Chagas estará em São José dos Campos a convite do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). Mais informações pelo telefone (12) 99633-5597 ou pelo blog do projeto: www.ecomuseusjc.blogspot.com.br 

 Museu Municipal: Praça Afonso Pena, 29, Centro. Informações: 3924-7318. 



Texto da Assessoria de Imprensa do Projeto Ecomuseu Campos de São José

Nenhum comentário:

Postar um comentário