domingo, 22 de novembro de 2015

Nadir - a poetisa do Ecomuseu Campos de São José

Dentre as coisas belas e memoráveis que tenho vivenciado no Projeto Ecomuseu Campos de São José está a descoberta da veia poética de Nadir. Ela mesma diz que não sabia que podia escrever poesias assim, como se as palavras brotassem do papel. Das poesias que eu já li, vi que os temas são variados, têm poesias que falam do cotidiano, da natureza, da sensibilidade do próprio corpo, também têm poesias de inspiração religiosa. E têm as poesias que se referem ao Projeto Ecomuseu Campos de São José. 
São estas as que vou reproduzir aqui, com autorização da Nadir.

Parabéns, Nadir, ficamos ainda mais vibrantes após a leitura de suas poesias! Parabéns!




Receita de bolo do Ecomuseu

Para fazer a massa
Ingredientes:

2 xícaras de chá da alegria da Eliana,
1 xícara de chá da inteligência do Sena,
3 xícaras de café da simpatia da Ivone,
1 colher de sopa do bom humor do Vicente,
4 pires grandes da bondade da Hilda,
2 copos grandes da beleza da Carol,
1/2 litro da gentileza da Tatiane,
1 pitada de sabedoria da d. Angela,
250 gramas de docilidade da dra. Fátima.

Recheio:
3 xícaras de café da sinceridade da Iracy,
1/2 xícara de chá de carinho da Agmar,
2 colheres de sopa de atenção da Josefa, 
1 pitada boa de humildade da Isabel,
2 xícaras de chá de solidariedade do Carlos,
4 pires grandes de capacidade do Adão,
3 xícaras de café de felicidade do Élio, 
1/2 de fortaleza do Célio.

Cobertura:
1/2 xícara de chá da simplicidade da Ana,
2 litros e meio da educação da Maria, 
3 xícaras de café do sorriso da Lídia,
4 colheres de sopa de coragem do Jairo,
3 pires grandes da timidez do Gustavo, 
1 copo americano da auto-estima da Renata,
2 xícaras de chá da paciência da Terezinha, 
2 xícaras de café da esperança da Cidinha,
1 pitada boa de ânimo do Juvenal.

Junta tudo em uma tigela, misture tudo bem misturado.
Coloque 3 pitadas de sonhos da Nadir 
para untar a forma de Campos de São José.
E põe para assar e crescer no forno cultural do Projeto Ecomuseu.

Parabéns a todos que participam deste Projeto Maravilhoso!


Nadir Aparecida dos Reis, 01/11/2015






O brechó de d. Cidinha

Eu estava no brechó de d. Cidinha
Logo apareceram duas mocinhas
 Elas me perguntaram o que eu fazia,
Disse a elas que eu dava aula para idosas.
Elas ficaram orgulhosas.

Foi aí que eu entrei no Projeto que elas faziam,
É o Projeto Ecomuseu, que ainda ninguém conhecia.

Eu mesma não sabia o que eu sabia fazer,
Agora estou vendo que no Ecomuseu tudo pode acontecer.

O Ecomuseu mudou a minha vida.
Eu que não sabia o que me esperava,
fez de mim uma poetiza,
Sem que nem eu mesma imaginava.


Nadir Aparecida dos Reis, 28/10/2015



Nadir escrevendo a ata de mais uma de nossas Rodas de Conversa.

Nadir lendo a ata. (Ao lado está a Josefa.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário