sábado, 2 de abril de 2016

Registros das Oficinas de Bonecões com Angela Savastano



 

Pensando em maneiras diferenciadas de divulgar as ações do Ecomuseu no bairro e também a nossa Feira de Saberes e Fazeres "Trecos e Tarecos", nasceu a ideia de realizarmos um cortejo pelas ruas do bairro, afim de convidar  os moradores a participar da feira que ocorreria no dia seguinte. 
No dia No dia 26/02 saímos com moradores do bairro e também alunos da Fundhas para esse animado cortejo. O diferencial desse dia foi a presença dos Bonecões, que logo nomeamos de "Treco" e "Tareco, em homenagem a feira. A ideia do cortejo, animou os participantes do Ecomuseu a participarem de uma oficina para produção de bonecões para o projeto para nos aprofundarmos nesse saber! Antes do cortejo começar, então, assistimos a um documentário feito pelo CECP, na década de 1980/90, sobre a arte de fazer bonecões. Esta foi uma pesquisa realizada por Angela Savastano e sua equipe, que estava na época envolvida com as ações do Museu do Folclore.


No dia 27/02, durante a Feira de Saberes e Fazeres, aconteceu a primeira parte da oficina de bonecões, onde foram passadas as noções de empapelamento: produção da goma, produção dos roletes, produção de molde para máscara de argila e empapelamento da máscara.


  

No dia 05/03, na Fundhas Campos de São José, período da manhã, aconteceu a segunda parte da oficina, com a montagem da estrutura da cabeça, produção de mais roletes e de goma.

   
 

No dia 12/03, novamente durante a Feira de Saberes e Fazeres de março, realizou-se a terceira parte da oficina. A ideia era terminar os cabeções, que se tornarão os ícones da Feira, chamados de Treco e Tareco. Porém, ainda não conseguimos termina-los. Vamos marcar outra dia para fazer isto. Fiquem de olho em nossa programação!



A vivência foi conduzida pela cientista social e folclorista Angela Savastano, atual vice-presidente do  CECP.

Um comentário: