segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Aprendendo sobre compostagem: Ecomuseu e Secretaria do Meio Ambiente

Dia 10 de novembro, Vicente e Seu Zé foram ao Parque da Cidade encontrar a Equipe do Ecomuseu para ir à Secretaria do Meio Ambiente. Elisa e Luciano nos receberam no Borboletário, aproveitando para breve explicações sobre esse projeto.




De lá seguimos até um espaço de experimentos com compostagem de resíduos orgânicos, realizado pelo SEMEA. Elisa explicou todo o processo no qual estão trabalhando, sobre algumas experiências que estão dando certo e outras que precisaram readaptar algumas coisas. Uma delas é a caixa de compostagem caseira, uma técnica que a princípio teve um efeito positivo como teste para eles.




A ideia é que iniciemos um trabalho de Educação Ambiental na Fazendinha, através da prática da compostagem. Através da coleta coletiva dos resíduos orgânicos dos moradores da rua, podemos realizar uma compostagem de média escala e reverter o material para a adubação das árvores da APP do Córrego Alambari.

Esse espaço onde fomos conhecer recebe a Coleta de Resíduos Orgânicos de algumas instituições e estabelecimentos do Parque da Cidade, como por exemplo a SEMEA e o Restaurante do Sato. Ou seja, todo o lixo que é gerado, é revertido como rica matéria prima para adubação. Como eles estão com crescente demanda, estão adaptando o que antes era uma antiga coxeira que estava parada. Um verdadeiro laboratório!




Elisa nos detalhou com muita atenção cada processo realizado, desde os materiais necessários para a criação da composteira, até a montagem e cuidados necessários para tal. Foi muito interessante! Aproveitou para mostrar como ela e outros funcionários cuidam das suas, levou seu resíduo orgânico, misturou com a matéria seca e juntou ao que já estava lá.





Foi um belo encontro com muita troca e aprendizagem! Estamos muito felizes pela parceria firme com a SEMEA, pois bons frutos estão gerando! A semente foi plantada e germinará com muita força. Nosso muito obrigado em especial à Elisa, por todo carinho e cuidado que nos recebe e nos inspira!



E pra fechar com chave de ouro, Vicente aproveitou o passeio e foi conhecer o Museu do Folclore. Pode ver de perto o Pereirão, uma das nossas inspirações para fazer o Cabeção Treco!





Nenhum comentário:

Postar um comentário