sexta-feira, 4 de março de 2016

Filme: Narradores de Javé, no Projeto Ecomuseu Campos de São José!

 

02 de Março de 2016 foi dia de filme no Projeto Ecomuseu Campos de São José. 
Em uma parceria com o Arte Móvel, e a relação do projeto estabelecida com a Paola (valeu, Paola e toda a equipe!), pudemos ter uma noite de cinema ao ar livre (Que na verdade não foi bem ao ar livre. Por conta da chuva, utilizamos o espaço da Fundhas), com a exibição do filme Narradores de Javé.

Sinopse: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias. (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-52182/)

Narradores de Javé é um filme brasileiro de 2004, dirigido por Eliane Caffé, que tem como tema principal a narração, a contação de histórias e a necessidade de registro das lembranças do povo de Javé. Mas a escrita destas histórias, tão diferentes uma das outras, pois as mesmas eram contadas em diferentes versões, variando de narrador a narrador, que o filme mostra, então, uma pluralidade de fatos fantásticos e lendários. Para nós do Projeto Ecomuseu, foi um filme muito interessante, pois vivemos isso diariamente, principalmente no Inventário Participativo, com as diferentes versões e pontos de vista de uma mesma história e como cada uma delas é tão fundamental e importante para compor o que de fato é representativo nos registros históricos do bairro.

  
 

Assistimos o filme com direito a pipoca e depois fizemos uma breve roda para conversar sobre o que vimos. Agradecemos a todos os presentes e até a próxima!

Trailer do filme Narradores de Javé

Nenhum comentário:

Postar um comentário