terça-feira, 16 de junho de 2020

A praça do Cruzeiro, no Campos de São José

No bairro Campos de São José o Ecomuseu realizou, junto com os moradores, ações de revitalização em 5 espaços do bairro. Esses espaços foram elencados à partir do mapeamento realizado pela equipe do Ecomuseu, que verificou locais interessantes para a ação e pessoas do entorno com potencial para mobilização.




A Praça Alda Rogada, popularmente conhecida como Praça do Cruzeiro, é um importante ponto de referência para muitos moradores do bairro. Foi apontada durante as pesquisas como um patrimônio a ser preservado, por conter memórias que remetem ao início do loteamento nos idos da década de 1980.
A partir das memórias levantadas pela pesquisa de campo, notou-se a vontade de alguns moradores em manter viva a história da Praça do Cruzeiro como ponto inicial do bairro e também de tornar mais visível a história da moradora que dá nome a praça, Alda Rogada, e sua luta por melhorias para a comunidade.     
A partir das decisões tomadas em reuniões de planejamento decidiu-se então promover ações para a mobilização de moradores do entorno e realizar a revitalização desse espaço.
Juntos, moradores e Ecomuseu, realizaram a feitura de uma nova cruz que contou com a ajuda de outro morador do bairro, porém de outra área, que é o marceneiro Donizetti. O Ecomuseu comprou os caibros que foram cortados e furados na marcenaria do Donizetti e depois envernizados. Essa ação mostra o quanto é possível envolver saberes específicos presentes no território e promover uma maior interação entre os moradores. Os moradores do entorno da praça deram a sugestão de montar uma mesa para jogos, então o Ecomuseu fez a compra da mesa, juntamente com quatro bancos. A instalação ficou por conta dos próprios moradores que elegeram o senhor José como responsável. José, que mora próximo à praça, é pedreiro e usou o seu saber para contribuir com a revitalização. Outros moradores o ajudaram, mas era ele quem comandava a questão da mesa e assentamento dos bancos.
Também foram plantadas algumas mudas de árvores frutíferas e arranjos de flores em vasos de pneu para enfeitar e praça.
A capela que fica na praça e que acomoda a cruz também recebeu cuidados por parte dos moradores e equipe do projeto. Foi pintada de branco com detalhes em laranja claro e recebeu cimento em sua base, onde são depositados os santos e bilhetes de pedidos/agradecimentos. 
A Secretaria de Manutenção da Cidade apoiou a ação e fez a instalação de novos bancos de praça.

Por fim foi instalada uma placa no local contando um pouco do histórico da praça. 

Veja algumas fotografias: 


 






 
  
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário