sexta-feira, 19 de junho de 2020

Ações em parceria com universidades - ITA e outros

Conforme relatado na postagem Horta comunitária na rua Isabel Nunes - parte 3 - o Ecomuseu estabeleceu, em 2019, uma parceria com a Universidade do Vale do Paraíba - Univap - para a realização de atividades no Campos de São José e Jardim Americano com alunos do curso de Biomedicina.


Mas as parcerias universitárias do Ecomuseu não param por aí! Em 2019 também fizemos atividades em colaboração com o projeto "Formação de engenheiros e cidadania", do Departamento de Humanidades do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA - desenvolvido pelos professores John Kleba, Nilda Oliveira, Fábio Crocco e Denise Combinato. O contato com esses professores foi feito através da Rede de Ação Social de São José dos Campos, formada por instituições que têm atuação sociocultural na cidades. Também participou das atividades o pós-doutorando Cristiano C. Cruz.

As atividades dessa parceria aconteceram, no primeiro semestre, no Jardim Americano, e, no segundo, além do Americano, também no Jardim Diamante.
Foi um processo construído de forma dialógica, com reuniões internas, apresentações aos alunos, reconhecimento de campo, propostas de intervenções e validação das mesmas, realização das propostas e, por fim, apresentação dos trabalhos e avaliação dos alunos.

Assim, durante o ano todo as comunidades envolvidas pelo Ecomuseu entraram em contato com os alunos, tendo a oportunidade de conhecê-los, recebê-los em casa, realizar ações com eles, enfim, ampliar suas redes de contato e conhecer de perto o trabalho realizado há muitos anos com comunidades pelos professores do Departamento de Humanidades da referida e referenciada Instituição.
Para os alunos, acreditamos que foi uma oportunidade de conhecer outras áreas de São José dos Campos, visto que a grande maioria deles não é da cidade e, certamente, não fosse essa oportunidade, não se deslocaria para essas regiões. Além de realizar de forma ativa as atividades de extensão universitária tão importantes para o enriquecimento da percepção de mundo dos universitários.

Seguem algumas fotos desse processo:
Reunião com professores do ITA
 

 
Apresentação do Projeto Ecomuseu+ para alunos














Visita de campo e execução de propostas dos estudantes do ITA nos 1º e 2º semestres de 2019 no Jardim Americano. Nestas atividades a EMEF Possidônio Salles foi uma grande parceira













Visita de campo e execução das propostas no Jardim Diamante, 2º semestre de 2019





Apresentação dos trabalhos do alunos no 1º semestre de 2019

Além da parceria com o ITA e a UNIVAP, como já mencionada, o Ecomuseu ajudou a trazer para o diálogo outras Instituições de Ensino Superior de São José dos Campos. Em 2019, 2 reuniões desse grupo ocorreram. Em 2020, dificultado pela pandemia de Covid-19, o grupo não se reuniu presencialmente. Além disso, as universidades e institutos de ensino superior trabalham, atualmente, para a solução e enfrentamento desse momento difícil para a humanidade.
Esperamos retomar o diálogo e as parcerias em breve.

Seguem fotografias das reuniões do Ecomuseu dos Campos de São José com representantes das Universidades de São José dos Campos, a saber: ITA, UNIVAP, UNESP (Odontologia e Engenharia Ambiental), INPE, IFSP, Anhembi-Morumbi, UNIFESP:





Nenhum comentário:

Postar um comentário