quinta-feira, 18 de junho de 2020

Horta Comunitária na rua Isabel Nunes - parte 2

Dando continuidade às ações na rua Isabel Nunes dos Santos Guimarães, em 2019 muitas atividades foram realizadas espontaneamente pelos moradores e muitas outras dentro da programação do Ecomuseu. Rodas de conversa continuaram acontecendo, mutirões, reuniões, plantios. A cada mês uma pessoa nova, uma pequena vitória, novos parceiros, novas áreas para o plantio.

Roda de conversa na EMEF Maria Amélia Wakamatsu. Participaram moradores do CSJ e o professor Edvaldo, da Univap.

Em parceria com a SEURBS, SMC e Fundhas, o Ecomuseu participou e fomentou a participação dos moradores no plantio de um Bosque de Árvores Frutíferas Nativas na área do Parque Alambari, relativamente próxima à vizinhança da rua Isabel Nunes. Foi uma atividade importante, pois envolveu diversas pessoas da região e trouxe à consciência de muitos a importância do cuidado com o espaço público, especialmente uma Área de Preservação Permanente, às margens do córrego Alambari.


 
 





É bom lembrar que o rio Alambari, hoje chamado de córrego devido ao seu volume diminuto, é um afluente do rio Paraíba do Sul. Já foi habitado por muitos peixes, daí, inclusive, seu nome, e era responsável por captar muitas nascentes e desaguá-las no grande rio que dá nome à nossa região. Neste período de atividades com os moradores das ruas Isabel Nunes e Hanna Chabchoul, em diversos momentos foram feitas reclamações e notificações aos órgãos competentes acerca do despejo de esgoto nestas águas. Seguem alguns registros dos problemas enfrentados pelo córrego Alambari, alguns de responsabilidade da comunidade, outros das instituições públicas:

 


No primeiro semestre de 2019, o espaço das hortas do pessoal da Isabel Nunes foi aumentando e expandindo, chegando até a esquina com a rua Antônio Sudário, no limite com o novo bairro, Altos de São José.
Seguem algumas fotografias:











 







 

E no dia 22 de junho foi realizada a inauguração da Horta Comunitária da rua Isabel Nunes dos Santos Guimarães.

No dia da inauguração da horta, além dos moradores do entorno, participaram artesãos do Jardim Diamante e Jardim Americano, bem como da comunidade do Campos de São José. O Grupo de Capoeira Me Chama esteve presente para uma apresentação e realização de uma Roda de Capoeira, o que trouxe mais interação e beleza para nosso encontro. A Exposição Memórias, Saberes e Fazeres também foi apresentada para o público, teve oficina de dobradura, brinquedos de material reciclado para as crianças, pipoca, algodão doce, wafer e muita alegria! E contamos com a participação da Biblioteca do Povo, expondo livros e incentivando a leitura em qualquer idade.

Confira algumas fotos:


 


 




 






 










 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário