segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Roda de Conversa no quintal florido da Dona Josefa - 11/02/16



A Roda de Conversa do dia 11 de Fevereiro já começou diferente. Estávamos no quintal florido da Dona Josefa. Uma Roda relembrando a época em que costumávamos nos encontrar sempre na casa dos moradores do bairro, participantes do Projeto. Deu um gostinho de saudade.
Um local agradável para boas notícias!
Nadir iniciou fazendo a leitura da ata, que escreve, sem tirar nem por, em todas as rodas.
Logo depois, já fomos as boas novas:
A Elisa, do SEMEA, foi até a Fazendinha conversar com Élio e Vicente sobre o plantio e a questão da captação da água da chuva. E olhem que coisa boa, foi nos dada a autorização para desenvolver esse processo e utilizar a água na plantação! Daqui pra frente é mãos a obra. Acompanhando Elisa, estava também veio a Fabiana, professora da UNIFESP, para conhecer a ação de reflorestamento e a iniciativa da captação da água da chuva. Esse contato abre muitas portas e ainda mais novidades que estão por vir. Mas essas, manteremos um suspense e só contaremos mais pra frente.
Ficaram todos muito animados com os últimos acontecimentos. São frutos do envolvimento e dedicação de todos os participantes.

 

Aproveitando o assunto, conversamos também sobre o PUPA, que é um espaço-movimento gestionado por um coletivo de permacultores. Lá acontecem cursos de bioconstrução e técnicas ecológicas, bem como atividades semanais com as crianças atendidas pela ACEL, através de vivências e oficinas pautadas na ética da Permacultura e na prática seus saberes. "Dizemos movimento porque há uma translação no espaço: para além do PUPA desejamos promover ações comunitárias no Bairro dos Freitas, em São José dos Campos, um local misto de roça e a cidade." Fonte: https://pupafrutificar.wordpress.com/espaco-movimento/
Combinamos de fazê-los uma visita no dia 24 de Fevereiro, as 10h. Além desse item na agenda, atualizamos alguns outros, como a Reunião do Conselho Público na Petrobras e também as reuniões da Rede Social do Senac.

Conversamos, também, sobre nossas outras atividades: Inventário Participativo, combinando a data do próximo encontro e produção da Feira Trecos e Tarecos. Nesta última, definimos alguns pontos da divulgação, com um áudio gravado pelo próprio Élio convidando os moradores do bairro e também sobre o cortejo que acontecerá para a divulgação da Feira. O cortejo inspirou Dona Angela a realizar uma oficina de construção de bonecões, para o Projeto poder criar seus próprios bonecões, que já ganharam o nome de Treco e Tareco.

 

Seu Zé levou um dos jornais que fazia antigamente, com textos de autoria própria, nos apresentando mais um de seus saberes! Nos mostrou também uma poesia que escreveu, inspirado no Ecomuseu. Renata levou para Adão um panfleto sobre a Bienal Naifs do Brasil, um importante acontecimento para os artistas Naifs.
Foi uma roda muito animada, com bastante coisa boa se concretizando.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário