quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Vivência sobre montagem de bonecões movimenta Feira de Saberes e Fazeres

Uma vivência sobre montagem de bonecões movimenta a Feira de Saberes e Fazeres – Trecos e Tarecos que acontece neste sábado (27), das 10h às 14h, no bairro Campos de São José, região leste da cidade. As atividades são gratuitas e fazem parte do Projeto Ecomuseu Campos de São José, desenvolvido desde março do ano passado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), com patrocínio da Petrobras.

Nesta sexta-feira (26), a partir das 14h, os participantes do projeto também farão um cortejo pelas ruas do bairro, utilizando um bonecão do Projeto Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). O tema da vivência surgiu nas rodas de conversa realizadas semanalmente pelos participantes do projeto, visando aumentar o número de participantes e visitantes na Feira de Saberes e Fazeres, que acontece mensalmente no bairro. Até o final do ano serão realizadas mais dez feiras.

“O objetivo do cortejo e da vivência é chamar a atenção dos moradores que não conhecem a feira e não participam do projeto”, explica Maria Siqueira Santos, coordenadora do Projeto Ecomuseu. A vivência sobre montagem de bonecões terá continuidade em março, no dia 5, das 9h às 12h, na unidade da Fundhas, e no dia 12, das 10h às 14h, novamente no Parque Alambari.

Durante a Feira de Saberes e Fazeres os participantes podem expor e vender produtos artesanais e comestíveis feitos por eles mesmos. O grupo também participa da montagem e divulgação da atividade. “Uma das principais características entre os participantes do projeto é a colaboração com o outro e o espírito de iniciativa para lutarem por aquilo que eles entendem ser melhor para o bairro e seus moradores”, destaca Maria. 

O Projeto Ecomuseu, além do patrocínio da Petrobras, também conta com apoio da Prefeitura de São José, Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), Museu do Folclore de São José dos Campos, Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) e Comissão Nacional do Folclore (CNF). 

Parque Alambari: Avenida Antônio da Costa Nunes, s/nº, Campos de São José.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário