quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Um pouquinho da nossa Roda de Conversa do dia 04/02/16

Na Roda de Conversa do dia 04 de Fevereiro de 2016, iniciamos com a leitura da Ata, que é feita em todos os encontros pela Nadir.

Aproveitamos para dar um aviso legal para os moradores do bairro:
2ª feira, dia 15/02, iniciam as aulas de violão do Jardim de Todos. Uma ótima oportunidade pra quem estiver interessado em iniciar os estudos musicais.

Continuamos com uma fala da Dona Angela, retornando nos conceitos da ecomuseologia e do propósito do Projeto no bairro. Sobre a importância da valorização dos saberes e fazeres e da capacidade que temos de resolver juntos, nossos problemas em comum, buscado transformações e melhorias na vida coletiva, por meio do exercício ativo e consciente da cidadania.

Foi um retorno interessante, pois pudemos ouvir do seu Zé, da Tati, Eliana, Ana, Sena, Vicente, Élio, Iraci e demais presentes, como tem se sentido, como tem sido a sua participação e envolvimento com o Projeto. Sena compartilhou sua ideia: "a rua é a extensão da sua casa".
A Tati, mãe do Célio, também dividiu com a gente um pouquinho de como se sente:
 
Maria contou para o grupo que São José dos Campos receberá esse ano uma reunião da Diretoria da ABREMC - Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários. Todos vibraram muito!

Tivemos, também, um tema para essa roda: aproveitando o momento do plantio, assistimos um vídeo do Ecomuseu da Amazônia, produzido por eles mesmos, onde mostram os projetos orgânicos de lá, a relação com o plantio e as possibilidades de geração de renda. Conseguimos conversar sobre as semelhanças e diferenças entre as realidades, de uma forma muito enriquecedora.

Com esse tema em destaque, voltamos nosso diálogo para pensar novas alternativas para a questão da irrigação da área de plantio do bairro. Sena contou sobre sua extensa pesquisa e conversamos sobre as possibilidades que temos. Foi uma longa conversa, com as dificuldades que são naturais quando temos um problema e precisamos resolvê-lo em grupo. Com certeza essa roda nos rendeu muito aprendizado!

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário