sexta-feira, 30 de outubro de 2015

1ª Vivência com a Comunidade - "Brechó como traço cultural"

No dia 27 de outubro nos reunimos na Fundhas - Unidade Petrobras - para discutir sobre uma característica cultural muito interessante no bairro Campos de São José: o comércio espontâneo, com foco nos brechós.
Convidamos 5 donos de brechós para participar deste momento e começar uma discussão acerca da valorização dos brechós como traço cultural dali, porém, a Cidinha não pode participar.
Além dos donos de brechós, contamos com a participação do pessoal do Projeto Ecomuseu Campos de São José: Vicente, Élio, Terezinha, Sena, Eliana e Nadir. Também estavam conosco a Iracy e a Glória, educadora e assistente social da Fundhas, respectivamente.








Depois da fala da Angela Savastano sobre a importância cultural deste tipo de comércio e sobre os estudos de folclore em cima do brechó, os convidados apresentaram um pouco do seu trabalho:
Reciclados RDS - Rodrigo e Nice contaram sobre a origem do bazar que eles mantém ao lado do espaço onde realizam a separação do material reciclado recolhido diariamente em bairros da cidade. Este bazar tem uma característica muito interessante pois os objetos vendidos são provenientes do material reciclado que encontram e que consideram reutilizáveis e vendáveis. Além de roupas, uma diversidade de coisas existe ali: livros, brinquedos, materiais eletrônicos, enfeites, sapatos, acessórios...
Telefones para contato: 988346234/981198017 (falar com Rodrigo ou Nice)
Rua Virgílio Fernandes de Oliveira, nº 156
Campos de São José
Rodrigo (Fofo) e Nice
Amostra dos objetos vendidos no bazar dos Reciclados RDS





Brechó dos calçados -  Laressa e Jorge estiveram presentes para contar um pouco do trabalho iniciado recentemente no Campos de São José. Eles são de uma comunidade missionária chamada Elyon e realizam uma série de trabalhos beneficentes. Os calçados, cintos e bolsas vendidos no brechó foram doados e a renda obtida com a venda é revertida para projetos de caridade.  
Telefone para contato: 33413443 (falar com Laressa)
Rua José Senador, nº 46
Campos de São José

Jorge e Laressa





Brechó da Lili - A Eliete é uma paraibana que vive em São José dos Campos há muito tempo. Ela é filha de feirante e foi com o pai, no cotidiano da feira, que aprendeu a negociar. Disse que sempre gostou de brechós, de comprar e vender roupas e acessórios. No início, fornecia roupas para brechós que atuavam no bairro, mas depois resolveu montar seu próprio comércio. Faz cerca de três anos que está com o brechó e disse ter cerca de 10.000 peças, entre roupas, sapatos e acessórios.
Telefone para contato: 991351059 (falar com Eliete)
Avenida Antônio da Costa Nunes, nº 72
Campos de São José

Eliete e uma amostra de suas peças



Breshol - A Vanda e a Ivone, sua filha, vieram contar um pouco da história do seu brechó, que elas chamam de Breshol. Faz uns três anos que elas têm este comércio. Vanda disse que começou com poucas peças, mas que foi crescendo e aumentando seu "estoque". Na sua venda tem roupas, sapatos e acessórios.
Vanda também nos contou um pouco de sua história. Ela é nascida em São José dos Campos, filha de Piraquara, e fazedora de peneiras, cestos, e outros objetos feitos com bambu. Aprendeu a fazer esta arte com sua mãe, aos 6 anos de idade.
Também estava presente no evento o Juninho, filho de Ivone.
Telefone para contato: 997688620 (falar com Vanda)
Rua Maria Alves Bonfim, nº 143
Campos de São José

Vanda e a filha Ivone



Para encerrar nosso encontro, tivemos um breve "desfile" com nossas modelos Nadir e Carol e cantamos parabéns para nossa querida Eliana, que estava fazendo aniversário no dia.
Foi muito bom!


Nadir e Carol


Terezinha e Élio
Parabéns da Eliana

Crédito das fotos: Carol

3 comentários: