quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Recapitulando os encontros de Comunicação com os Jovens - Parte I

Com mais de seis meses de Projeto, no Ecomuseu Campos de São José já foram seminários, oficinas, nossas semanais rodas de conversa e também a 1ª Feira dos saberes e fazeres: Trecos e Tarecos! Mas não para por aí. Enquanto todas essas atividades acontecem, temos também nossos encontros semanais, com o Grupo de Comunicação, composto pelos jovens do bairro! Entre eles, estão alunos das escolas Valmar Lourenço Santiago e Maria Amélia, Fundhas e moradores aqui do Campos.

Hoje vamos recapitular algumas de nossas vivências, durante nosso 9º encontro com os jovens, que está acontecendo agora, nesse momento, na escola Valmar Lourenço Santiago. A proposta  é trabalhar com os jovens técnicas de redação jornalística, desenvolvendo os textos para o blog, edição de imagem utilizando diversos programas como o Photoshop ou mesmo o Picmonkey, olhares fotográficos para o registro dos acontecimentos do Ecomuseu e outras oportunidades que surgem durante a interação com os jovens.

Célio Cândido, participante do Grupo de Comunicação para Jovens.

Sobre o nosso 5º Encontro do grupo de Comunicação para Jovens:
A proposta desse encontro foi realizar uma entrevista com Sergio Sena, morador do bairro e integrante do Ecomuseu. A iniciativa desta entrevista, veio do próprio Célio Cândido, que já participa das oficinas de comunicação.

Então, no dia 04 de Setembro de 2015 fomos à casa do Sena e sua esposa Eliana, para desenvolver a primeira entrevista deste novo grupo de comunicação. Estavam presentes, além dos já citados, Renata e Caroline do Ecomuseu; Vitor, Jean, Taynara, e Juan, estudantes da escola Valmar Lourenço Santiago, todos novos no grupo.


Nos encontramos às 14h30 na casa do Sena e o primeiro passo foi desenvolver o roteiro para a entrevista. Todos estavam bem envolvidos e curiosos sobre quais informações poderiam ser importantes para a entrevista. Depois de concluído o roteiro, iniciamos a gravação da entrevista. Célio se ofereceu para ser o entrevistador e todos ajudaram a organizar o cenário. Com muita criatividade, improvisaram um tripé para a câmera e começaram as produções. O grupo se mostrou muito pró-ativo, fazendo cenas de vários ângulos e já pensando nas formas de edição.


Sena se apresentou e nos contou sua história de vida. Depois, mostrou um pouco dos seus muitos saberes e fazeres! Entre eles: instrumentos musicais diversos que fez e que possui e toca de uma forma única, impressionando os jovens presentes. Surpreende quando convida-os para tentar tocar também. A segunda parte da entrevista foi realizada no exterior da casa, para mudar o cenário e o saber. Dessa vez foi o artesanato de arame o escolhido. Sena mostra como faz, conta como aprendeu e presenteia os jovens com lápis enfeitados com arames, de acordo com a personalidade de cada um. Todos adoram! Inclusive eu rsrs.


Para a terceira parte, sugeriram mudar o cenário novamente, desta vez no jardim em frente à casa de Sena. Neste momento começa a chover, mas rapidamente os jovens encontram um meio de proteger a câmera e o entrevistado da chuva e continuam a gravar. Impressionam com a velocidade e criatividade em trazer soluções para a adversidade encontrada. Finalizam o vídeo com a arte Currupiu que o próprio Sena criou o mecanismo. Foi uma tarde de muito aprendizado e produção. O vídeo ainda está sendo editado e deve sair em breve! Aguardem que logo teremos novidades!





Nenhum comentário:

Postar um comentário