sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ecomuseu Campos de São José realiza neste sábado 2ª Feira de Saberes e Fazeres

Vista geral da primeira feira realizada em setembro no Parque Alambari
Pela segunda vez neste ano, moradores do bairro Campos de São José, região leste da cidade, se reúnem para realizar o que batizaram de Feira de Saberes e Fazeres – Trecos e Tarecos. Esta nova edição acontece neste sábado (24/10), das 10h às 14h, no Parque Alambari (Av. Antônio da Costa Nunes, s/nº), área pública localizada no bairro. O lugar e o horário são os mesmos da primeira feira realizada no dia 19 de setembro, da qual 21 moradores participaram como expositores.  

A mostra cultural é uma das ações que integram o Projeto Ecomuseu Campos de São José, idealizado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) e patrocinado pela Petrobras. Durante o período de quatro horas os moradores expõem e comercializam produtos feitos por eles mesmos, resultado do patrimônio cultual de cada um. Para esta segunda edição, o número de participantes deve ser o mesmo e o de visitantes pode superar os 150 da vez passada.

Como na primeira feira, os moradores vão expor e vender produtos artesanais e alguns comestíveis (bolos e tortas). Também está previsto que violeiros do próprio bairro compareçam para mostrar seus saberes e animar o ambiente. Os jovens da comunidade, que também fazem parte do projeto, vão fotografar e filmar toda a atividade. Para novembro já está prevista a realização de uma terceira feira no dia 21.

Programação

Além das Rodas de Conversa que acontecem toda quinta-feira à noite na casa de algum morador ou em instituições parceiras, como a Fundhas e a E.E. Valmar Lourenço Santiago, encontros com jovens do bairro e o trabalho de campo, a coordenação do projeto definiu uma agenda de eventos para as próximas sete semanas (final de outubro, novembro e dezembro), envolvendo os participantes diretos e demais membros da comunidade:

27/10 – 1ª Vivência com a Comunidade / ‘O brechó como traço cultural’
06/11 – 3ª Oficina de Comunicação para Jovens / Visita à um estúdio de TV
18/11 – Visita à Revap
21/11 – 3ª Feira de Saberes e Fazeres – Trecos e Tarecos
24/11 – Visita ao Borboletário Municipal e ao Museu do Folclore de SJC
25/11 – Roda de Conversa com o prof. Mário Chagas (em produção)
12/12 – 4ª Feira de Saberes e Fazeres – Trecos e Tarecos
18/12 – 2ª Vivência com a Comunidade / ‘Memória Musical’

Objetivo

O Projeto Ecomuseu Campos de São José visa identificar, estimular e valorizar o patrimônio cultural de cada morador, para que haja uma consciência coletiva de que a responsabilidade pela preservação e desenvolvimento do bairro não é só do poder público, mas também da própria comunidade.

A iniciativa tem apoio da Prefeitura, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), do Museu do Folclore, da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) e Comissão Nacional do Folclore (CNF).

Mais informações: (12) 99633-5597, www.ecomuseusjc.blogspot.com.br  ou ecomuseusjc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário