sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Roda de Conversa de 29 de outubro

Nesta semana matamos a saudade de nos reunirmos na casa do pessoal do bairro. A reunião aconteceu na casa do Vicente, Ivone e Hilda. Seguindo a sugestão apresentada pela Eliana, vamos fazer uma reunião por mês em alguma casa e as outras três na Fundhas.
Depois da leitura das atas das três últimas reuniões e da leitura da crônica da Renata postada no blog do Ecomuseu, conversamos sobre o V Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários, que aconteceu entre 14 e 17 de outubro, em Juiz de Fora. Na ocasião deste evento, estavam presentes d. Angela, Renata e eu. Contamos como foram as palestras, as participações de outros ecomuseus e museus comunitários, como foi nossa apresentação... No final da reunião sorteamos duas sacolas que havíamos obtido durante o evento. Quem ganhou foi a Nadir e a Ágatha.
Depois a Renata falou do Inventário Participativo e da ideia de realizar, com a ajuda dos membros da comunidade, este inventário do bairro. O pessoal gostou da ideia, e o seu Élio e a Eliana deram o nome para participar das reuniões que acontecerão sobre o assunto.
O Vicente falou do problema da manutenção do Parque Alambari, do assoreamento do córrego, da questão do lixo e dos cavalos soltos. Conversamos sobre estratégias para transformar esta realidade do bairro. Sena, Iracy, Élio, Tatiane... várias pessoas deram suas opiniões e contribuíram nesta discussão.
Tivemos também a participação de gente novo: a Vanda e a Ana. Ambas foram encontradas pela Renata durante o pesquisa de campo da semana. Vanda faz rede de pesca e tem uma história muito interessante sobre pesca, produção de rede e o que mais diz respeito ao universo da pescaria. A Ana faz cada artesanato que é uma beleza! Ela costura, pinta e borda! Foi muito bom conhecê-las!
Matamos também a saudade do seu Juvenal, o Baixinho, que estava sumido!
Para alegrar mais nosso encontro, tivemos a presença de mais jovens que participam dos Encontros de Comunicação com a Caroline: além do Célio e do Gustavo, estavam presentes também a Ágatha e a Mariana. Venham sempre que possível, pessoal!!
Veja algumas fotos da Roda de Conversa de 29/10/15. Créditos Célio, Carol e Gustavo (embora as fotos que o Gustavo tirou estejam na outra máquina, que não está aqui e agora comigo...)




 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário