sábado, 19 de dezembro de 2015

Roda de Conversa com Mario Chagas no Campos de São José

No dia 09 de dezembro tivemos a honra de receber em nosso Ecomuseu o professor Mario Chagas. Ele veio do Rio de Janeiro para dividir conosco sua experiência em museologia social e nos dar ideias e sugestões para a continuidade do trabalho que está sendo realizado desde março de 2015 no bairro Campos de São José.
No período da tarde, fomos até o bairro para apresentá-lo a alguns dos participantes do Projeto, pois estava acontecendo a ExpoFundhas, e levá-lo para conhecer a área de proteção permanente onde está sendo feito o plantio das mudas de árvore nativas em parceria com a Semea. O Vicente nos acompanhou até lá, como ficou registrado nas fotografias que se seguem:






Às 19:30 horas demos início à nossa Roda de Conversa especial. Mario falou sobre a poesia. E sobre a dimensão poética que transpassa uma iniciativa como esta que está ocorrendo no Campos de São José.
Foi um momento de trocas de experiências. Os participantes falaram sobre sua história de vida, sobre sua participação no Projeto, sobre seus anseios e suas dúvidas em relação ao que se espera de um Ecomuseu. 
Mantendo o tom coloquial da conversa, Mario falou sobre a história da museologia e sobre a proposta da museologia social, do museu como um lugar de encontros, de convivência e de afeto. Um museu em movimento, que leva em conta os processos culturais, um museu do ser, das relações. Um museu onde o acervo é um acervo de problemas, é um acervo em transformação, que se insere na vida, no cotidiano das pessoas.
Comentou longamente sobre o papel da memória neste trabalho comunitário, lembrando que a memória não está no passado, mas repousa no presente, no aqui-agora, no momento que vive. Além disto, a memória é dinâmica e está carregada de afetos. 
Ela ocupa o futuro, pois alimenta uma pequena semente com potencial para germinar. 

E este é o nosso sonho! Que esta semente germine e dê bons e saborosos frutos! 

Aproveitamos o espaço para novamente agradecer ao professor Mario pela vinda à São José dos Campos, pela disponibilidade em vir conhecer nosso trabalho e por se afetar por ele. Somos imensamente gratos! Valeu também a participação do pessoal do Campos de São José, especialmente aos que estavam presentes pela primeira vez: Patrick, seu Domingos, Renato e Elisa. Sejam bem vindos!

Para quem não sabe, Mario é museólogo, mestre em Memória Social, doutor em Ciências Sociais e poeta. 

Seguem algumas fotos da conversa. São fotos do Pablo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário