terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Visita dos participantes do Projeto Ecomuseu ao Borboletário Asas de Vidro

No dia 24 de novembro, os participantes do Projeto Ecomuseu Campos de São José visitaram o Parque da Cidade. O objetivo da visita era conhecer o Borboletário Asas de Vidro e o projeto de Hortas Urbanas, ambos da Secretaria do Meio Ambiente. Como ali no Parque também está sediado o Museu do Folclore, o passeio incluiu uma rápida passada pelas dependências do Museu e um cafezinho colaborativo.
No borboletário, que foi onde iniciamos a visita, fomos recepcionados por uma funcionária e uma estagiária da Semea. A princípio assistimos uma explicação sobre as borboletas existentes ali e todo o seu ciclo de vida. Saímos da apresentação e fomos à estufa ver de perto as fases da borboleta, além de conhecer as plantas que as atraem. 
Após conhecer o borboletário, caminhamos pelo Parque até chegar à “Casa da Ilha”, onde está localizada a horta e a composteira da Secretaria do Meio Ambiente. A Rosana nos recebeu e nos explicou sobre o trabalho feito naquele espaço. Entre as capivaras, árvores, rio, lagoa, tartarugas e patos, vimos de perto como fazer uma horta vertical, canteiros com plantas não convencionais, ou seja, que normalmente não são vendidas nos mercados, e a composteira. Rosana explicou com detalhes a maneira de se fazer uma composteira e também como organizar uma horta em um pequeno espaço, no quintal de casa ou mesmo em vasos.
Seguimos pelo Parque em direção ao Museu do Folclore, onde tivemos um lanche coletivo. Angela Savastano fez uma rápida mediação com os visitantes do acervo do Museu do Folclore. Eles conheceram a biblioteca, a brinquedoteca, a Sala das Panelas e o Acervo Permanente do Museu.

Seguem fotos do passeio. 
Crédito das imagens: Célio, Priscila, Taynara e Maria (o Abner tirou fotos????)











 
 
 
 






 
 






  















 

 


 
 



















 













Nenhum comentário:

Postar um comentário