terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ação de reflorestamento às margens do Alambari

Desde o dia 13 de novembro, quando recebemos da Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Campos as 30 mudas de árvores nativas para fazer o reflorestamento de um trecho da mata ciliar do rio Alambari, que o pessoal do Ecomuseu Campos de São José vem trabalhando continuamente na ação. Roçar o terreno, capinar, cercar, abrir os berços para receber as novas árvores, preparar o adubo, providenciar a cal, plantar, colocar a estaca. Élio, Vicente, Terezinha, Sena, Eliana, Felipe, Thiago, Abner, Edmilson, Carlos, Renata, Carol... Sei que corre grande risco de eu estar esquecendo alguém..., de qualquer forma, essas são algumas das pessoas diretamente envolvidas com o plantio. Que já botaram a mão na massa, com registro fotográfico e tudo.
É realmente muito bom ver o quanto as pessoas estão se envolvendo com essa ação, acreditando que num futuro próximo existirão árvores e banquinhos de praça para conversar sob uma sombra... E ainda, que antes acontecer, haverá uma horta comunitária neste pedaço de chão do bairro Campos de São José. É realmente bonito de se ver! É realmente emocionante!
Valeu pessoal! O empenho de todos fará a diferença. Já faz!

Gostaríamos de agradecer novamente o pessoal da Educação Ambiental da SEMEA pela parceria e por acreditar. Valeu Rosana, Luciano e Elisa! Muito obrigados!

Seguem alguns registros da ação. Fotos de Renata, Eliana e Maria:

Início dos trabalhos. Roçando o terreno.




Carlos fazendo o plantio de orquídeas nos troncos da árvore.

Élio e Vicente colocando o cercado.





Sena fazendo a "supervisão".



Mais um envolvido: Edmilson, genro do Vicente.






Angela Savastano visitando o terreno.

D. Angela e Terezinha.



Vicente, Élio, Abner, Sena e mais um participante da ação.

Eita, d. Terezinha!!

Renata auxiliando o Vicente.

Os berços preparados para receber as mudas.





Plantando.












Já é uma arvorezinha!

2 comentários:

  1. Pessoal! Muito emocionante ver as fotos! Muito lindo ver a comunidade unida transformando o espaço onde vivem! E isso é só o início... Parabéns a todos os moradores e equipe nota mil do Ecomuseu! Abraços com carinho Elisa - SEMEA

    ResponderExcluir
  2. nosso bairro cada dia mais bonito.obrigado Deus por tudo. PROJETO ECOMUSEU nosso presente.

    ResponderExcluir