Está cada vez mais urgente o uso consciente dos recursos do planeta, tanto se fala em sustentabilidade, mas são passos muito lentos para a regeneração efetiva de espaços. É preciso prática! Diversas atividades podem fazer a diferença! Começando na própria casa, na vizinhança, nos bairros.
Foto: Ricardo Savastano | Arte gráfica: MagnoStudio |
Neste encontro foi também apresentada, pela arquiteta e urbanista Marianna Mar, a proposta arquitetônica do Núcleo de Referências Culturais e Ambientais das Zonas Leste e Sudeste de São José dos Campos, espaço que irá reunir a documentação coletada pela equipe técnica de pesquisa, articular novas ações, promover oficinas e eventos, entre outras atividades. Um dos objetivos deste espaço é ser uma referência em adaptação sustentável de imóveis comuns, com a instalação de horta orgânica, sistema de captação de água de chuva e modelos de compostagem.
O encontro virtual foi mediado pela gestora do Ecomuseu dos Campos de São José, Maria Siqueira Santos, que finalizou articulando a cultura popular com o desenvolvimento local e apontando o papel do Ecomuseu em fomentar nos cidadãos um novo olhar e agir sobre o patrimônio, o território e os recursos naturais. O evento está na página do Facebook do Ecomuseu e pode ser acessado através do link: https://bit.ly/LancamentoMarcaEcomuseu.
No dia 15 de janeiro foi realizado o primeiro mutirão de
plantio e limpeza do ano, no bairro Vista Verde. Foram plantadas 25 mudas de
espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado a fim de promover a recomposição
da mata ciliar em uma nascente do rio Alambari. A ação coletiva, que contou com
cerca de 50 pessoas, recolheu ainda cerca de 100 kg de lixo das margens da
nascente. Ao longo dos anos de 2022 e 2023, o Ecomuseu prevê o plantio de mais
de 800 mudas de árvores nativas às margens do rio Alambari.
Participaram desta ação, além da equipe do Ecomuseu, os parceiros da SEURBS, SMC, Gestbio, Saviver e voluntários de diferentes lugares da cidade: Vista Verde, Campos de São José, Bosque dos Eucaliptos, Santana, Jardim das Indústrias, Vila Tesouro e Jacareí. Da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade estavam presentes Andrea Sundfeld e Luciano Machado. O sr. Domingos Malhone participou representando a Sociedade de Amigos da Vista Verde.
Sábado, dia 22 de janeiro, aconteceram atividades voltadas
às crianças de 0 a 12 anos, divididas em duas turmas, das 9h às 11h e das 13h
às 15h, a fim de evitar aglomeração. Na programação estavam previstas contação
de histórias, com Regiane da Silveira, montagem de Ecocaixotes, com produção de
mudas e pintura em madeira, que serão distribuídos em bairros da zona
leste/sudeste da cidade, com Camila Inês. Além de oficina de aquarela para os
acompanhantes das crianças, com Larissa Salles. Esta programação de férias
aconteceu no Núcleo de Referências Culturais e Ambientais, na Vista Verde.
Fotos: Lucas Paixão |
O projeto tem mobilizado pessoas espontaneamente e propõe aos cidadãos de São José dos Campos buscar a prática deste objetivo em comum: ocupar positivamente locais públicos da nossa cidade, apropriação dos espaços que são de todos para cuidar e usufruir e promover atitudes sustentáveis.
Siga nossas redes sociais:
instagram.com/ecomuseucsj/ | facebook.com/ecomuseusjc |
ecomuseusjc.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário