quarta-feira, 3 de agosto de 2022

ECOMUSEU MOVIMENTA ZONA LESTE/SUDESTE DE SÃO JOSÉ COM MUTIRÕES AO LONGO DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022

No primeiro semestre de 2022, o Ecomuseu dos Campos de São José, em parceria com a Petrobras, moradores do bairro Campos de São José e voluntários de outros de outros lugares da cidade, realizaram mais de 30 ações, entre mutirões e “mutirinhos”, só na Agrofloresta na APP do rio Alambari, com o objetivo de revitalizar completamente a área, fazendo limpeza, plantio e manejo. 

No período de março 2015 a março de 2022, foram plantadas o total de 983 árvores pelo Ecomuseu e parceiros, nos bairros Campos de São José, Vista Verde, Pousada do Vale e Jd. Mariana II somando o valor acumulado de remoção de CO2 equivalente em 4.707,4 kg/m³.

Além disso, tem acontecido um movimento importante próximo à APP do rio Alambari de desenvolvimento de plantio urbano. A iniciativa, vinda do trabalho de diversos moradores em parceria com Ecomuseu, tem o objetivo de desenvolver hortas urbanas e comunitárias a fim de auxiliar economicamente os moradores e resgatar a cultura de plantio perdida pela migração dos moradores do campo para a cidade.

Apelidada de Cinturão Verde, a área recebeu esse nome por dar seu início na “Florestinha” – agrofloresta da APP do rio Alambari -  e terminar na área do Parque Alambari, cercando as ruas entre esses dois pontos que fica próximo aos dutos da TransPetro. 

Também foram realizadas vivências de compostagem próximo a essa área retratada acima com o intuito de engajar a população do bairro a produzir um adubo extremamente nutritivo para ajudar o crescimento dos plantios que estão sendo realizados. Foi feita composteira em formato de leira e a distribuição de baldinhos para a coleta de resíduos orgânicos.

Os eventos foram promovidos pelo Ecomuseu dos Campos de São José, projeto realizado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular – CECP – em sua terceira edição, com a parceria da Petrobras, estimulando a convivência social e a utilização saudável dos espaços públicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário