segunda-feira, 17 de julho de 2023

1º MOVIMENTO DE COMPOSTAGEM COMUNITÁRIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

 

O Ecomuseu dos Campos de São José fomentou a compostagem de 3,1 toneladas – até agora – de resíduos (matéria seca e úmida) no bairro Vista Verde. Com essa quantidade, evitamos o envio de 1,6 ton de CO2 para a atmosfera. O projeto realiza as ações em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental e com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

No final de 2022, durante uma Roda de Conversa do Ecomuseu, alguns moradores do Vista Verde sugeriram a criação de um sistema de composteiras comunitárias. A equipe do projeto e a comunidade se mobilizaram para realizar a ação. Alberto Souza, um dos moradores, confeccionou cilindros de tela aerada e, em um mutirão com a comunidade do bairro, foram instalados na Alameda Harvey C. Weeks em uma área próxima de uma horta comunitária, que na ocasião estava desativada. A escolha do local foi estratégica: devido à proximidade, o composto orgânico é incorporado aos canteiros da horta, melhorando a adubação do solo e o cultivo das hortaliças.

A instalação das composteiras possibilitou que os moradores aprendessem, na prática, sobre esta tecnologia social – além de ampliar o debate sobre práticas ecológicas e comunitárias. Um sistema de captação de água da chuva, produzido coletivamente, para aguar a horta também é fruto deste movimento. Todas as quintas-feiras de manhã os moradores se encontram e realizam o manejo da horta e das composteiras. Com encontros semanais, além de cuidar do planeta, os moradores cuidam uns dos outros – fortalecendo os vínculos e as relações locais.


O projeto Ecomuseu dos Campos de São José é uma realização do CECP com apoio da Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Mais informações:

CECP/Ecomuseu dos Campos de São José
(12) 99677-5272
ecomuseu@cecp.org.br / comunicacao.ecomuseu@gmail.com
instagram.com/ecomuseucsj/ facebook.com/ecomuseusjc






Nenhum comentário:

Postar um comentário