"Ecomuseu firme na rocha" palavras da Nadir sobre a volta das atividades do projeto.
No dia 21 de Janeiro de 2016 tivemos a nossa primeira roda de conversa do ano. Com a Fundhas de férias, fizemos o encontro na casa de Dona Terezinha e seu Élio. Foi gostoso para matar a saudade de todos e também das rodas em que fazíamos sempre na casa dos moradores do bairro.
Aproveitamos o reencontro para convidar a todos para a Chegada das Bandeiras, com 17 grupos de Folia de Reis de São Paulo e Minas Gerais, que acontecerá dia 31/01, a partir das 9h no Museu do Folclore.
Contamos com a presença de Vivien, estudante alemã, que está no Brasil para desenvolver seu mestrado onde um dos temas relacionados é a museologia que envolve o Ecomuseu.
Conversamos sobre a área de reflorestamento ali do bairro, onde Vicente e Ivone, Élio e Terezinha, Sena e Eliana, tem realizado o plantio das mudas doadas pelo SEMEA e também sobre a possibilidade de receber mudas doadas pela própria Petrobras. Para esta área, estamos buscando alternativas para a captação de água, encontrando possibilidades para fazer a captação das chuvas e reaproveitar na "Fazendinha", como chama carinhosamente Ivone. Outro item conversado foi também a produção das plaquinhas de identificação da área e de cada planta ali presente. É muito interessante ver como em coletivo, ideias e possibilidades surgem de forma criativa e inovadora para aproveitarmos materiais de reuso e garantir um menor custo de investimento.
A Feira Trecos e Tarecos também foi tema dessa roda de conversa. Já estamos nos preparativos, pois essa próxima acontece agora, dia 30/01, das 10h as 14h, no Parque Alambari. Temos conversado sobre a possibilidade de itinerância do local. Também em formas de chamar mais atenção para a feira, com a divulgação, música e enfeites no local.
Em breve, o projeto Ecomuseu lançará um Jornal na comunidade. Conversamos bastante sobre isso também e será tema da nossa próxima roda.
Além disso, temos também nosso Inventário Participativo, com reuniões semanais para obter registros e histórias do bairro.
Temos é coisa para desenvolver e produzir. Todos estão muito animados para mais esse ano de projeto!
Ah! E durante o acontecimento da roda, alguns jovens do projeto, junto a Dona Angela, marcaram presença do evento "Contando com o outro", no Jardim de Todos, onde aconteceu uma gostosa conversa sobre literatura com os presentes. Agradecemos o convite!
Até a próxima roda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário