terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Vamos produzir nosso jornal? - Encontro de Comunicação para Jovens

No dia 12 de Janeiro de 2016 tivemos nosso primeiro Encontro de Comunicação para Jovens do ano.
E como não poderia ser diferente, nosso primeiro tema será o Jornal Comunitário do Projeto Ecomuseu.

 

Para este tema, convidamos Avelino Israel, quem trabalha com a área de imprensa e comunicação do nosso Projeto, para um bate papo com os jovens participantes dos encontros.
Este encontro teve o objetivo de inserir de forma mais técnica os conceitos do jornal que produziremos este ano e também conseguir definir diretrizes para esta produção.
Avelino levou diversos jornais para podermos analisar a utilização das técnicas e encontrar os que nos agradam para reproduzir em nossa desenvolvimento.

 
 Explicou sobre os diferentes formatos, como Tabloid e Stander. Falou também dos tipos de folha, das opções de cor ou preto e branco, da gramatura do papel, a quantidade de folhas, se possui dobras ou grampos e por fim, conversamos sobre a diagramação e design.
Conversamos bastante também sobre a linguagem utilizada no jornal, que é diferente da que utilizamos aqui no blog, por exemplo. Destacou bastante também da importância da relação "aparência + conteúdo", pensando em como atingir um público-alvo determinado.

 

Pensamos em um cronograma básico de ações, e estipulamos uma data limite para a finalização do mesmo. Criamos também algumas ideias para as colunas e como elaborar um conteúdo de qualidade. Foi uma tarde bem proveitosa, com muita informação nova e muitas ideias para serem colocadas em prática. Avelino, agradecemos a sua participação e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário