Saiba mais!





O Ecomuseu dos Campos de São José é um projeto cultural de impacto socioambiental realizado na Zona Leste de São José dos Campos, com o objetivo de promover o empoderamento comunitário e a valorização da paisagem cultural e natural do município por meio da identificação e valorização do patrimônio local, bem como a realização e incentivo de atividades que promovem o protagonismo comunitário. Em 2024, entrou em sua quarta edição em parceria com a Petrobras.

Estão previstas, na programação do Ecomuseu, ações de recomposição florestal, estudo e manejo do Callithrix aurita, educação ambiental e patrimonial, fomento e apoio à instalação de hortas comunitárias em espaços públicos ociosos, incentivo à implementação de tecnologias sociais e promoção de momentos de convivência social, como a realização de Feiras de Saberes e Fazeres, encontros musicais, rodas de conversa, rodas de artesanato, vivências formativas, dentre outras.

O projeto tem abrangência direta em 28 bairros localizados na Zona Leste/Sudeste de São José dos Campos. São eles: 1. Altos de São José (SetVille), 2. Campos de São José, 3. Chácaras Araújo, 4. Chácaras Pousada do Vale, 5. Chácaras São José, 6. Jardim Americano, 7. Jardim Castanheira, 8. Jardim da Granja, 9. Jardim Diamante, 10. Jardim Mariana I, 11. Jardim Mariana II, 12. Jardim Motorama, 13. Jardim Nova Flórida, 14. Jardim Nova Michigan, 15. Jardim Paraíso do Sol, 16. Jardim Pararangaba, 17. Jardim São Leopoldo, 18. Jardim Souto, 19. Jardim Uirá, 20. Pinheirinho dos Palmares, 21. Residencial Dom Bosco, 22. Residencial Flamboyant, 23. Residencial São Francisco, 24. Santa Cecília I, 25. Santa Cecília II, 26. Serrote, 27. Vila Monterrey e 28. Vista Verde. Além das comunidades do munícipio de Jambeiro

A presença do Ecomuseu nos territórios é uma parceria com as comunidades locais que juntos vão construindo possibilidades de relações positivas: cada um consigo mesmo (por meio do empoderamento de seus saberes e fazeres), com as outras pessoas (por meio das vivências e das rodas de conversa) e com o ambiente onde vivem (por meio da interação de todos com os espaços).

#ecomuseucsj #cecp #saberesefazeres #sjc

Nenhum comentário:

Postar um comentário