02 de Março de 2016 foi dia de filme no Projeto Ecomuseu Campos de São José.
Em uma parceria com o Arte Móvel, e a relação do projeto estabelecida com a Paola (valeu, Paola e toda a equipe!), pudemos ter uma noite de cinema ao ar livre (Que na verdade não foi bem ao ar livre. Por conta da chuva, utilizamos o espaço da Fundhas), com a exibição do filme Narradores de Javé.
Sinopse: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos
habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o
anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme
usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade
adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos
os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa
escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a
primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias. (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-52182/)
Narradores de Javé é um filme brasileiro de 2004, dirigido por Eliane Caffé, que tem como tema principal a narração, a contação de histórias e a necessidade de registro das lembranças do povo
de Javé. Mas a escrita destas histórias, tão diferentes uma das outras, pois as mesmas eram contadas em diferentes versões,
variando de narrador a narrador, que o filme mostra, então, uma pluralidade de fatos
fantásticos e lendários. Para nós do Projeto Ecomuseu, foi um filme muito interessante, pois vivemos isso diariamente, principalmente no Inventário Participativo, com as diferentes versões e pontos de vista de uma mesma história e como cada uma delas é tão fundamental e importante para compor o que de fato é representativo nos registros históricos do bairro.
Assistimos o filme com direito a pipoca e depois fizemos uma breve roda para conversar sobre o que vimos. Agradecemos a todos os presentes e até a próxima!
Trailer do filme Narradores de Javé
Nenhum comentário:
Postar um comentário