quarta-feira, 23 de março de 2016

I Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários

Entre os dias 17 e 19 de março aconteceu em São José dos Campos o I Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários.


O que seria inicialmente uma reunião da diretoria da Abremc, se transformou num encontro de pessoas interessadas em discutir os caminhos da museologia comunitária no Brasil. Foram três dias de programação envolvendo o Projeto Ecomuseu Campos de São José. A diretoria da Abremc, apoiadora do trabalho do CECP, é composta de membros de várias regiões do Brasil, todos facilitadores de ecomuseus ou museus comunitários. Pará (Ecomuseu da Amazônia), Ceará (Ecomuseu de Maranguape), Rio de Janeiro (Ecomuseu de Sepetiba), Minas Gerais (Ecomuseu da Serra de Ouro Preto) e São Paulo (Sisem e representante de comunidade de Cerqueira César) enviaram representantes para este encontro. No dia 17 aconteceu o Simpósio propriamente dito, onde foi feita a apresentação do Projeto Ecomuseu Campos de São José, a apresentação do histórico da Abremc, o lançamento do cadastro de Ecomuseus e Museus Comunitários e o lançamento da IV Jornada de Formação em Museologia Comunitária.


No dia 18 ocorreu reunião da diretoria para definição de ações e princípios. No dia 19 de março foi realizada uma visita da diretoria da Abremc e demais interessados ao Ecomuseu Campos de São José, encerrando as atividades propostas. Este encontro sediado em São José foi muito importante para o trabalho que está sendo desenvolvido na cidade, pois coloca-o no cenário regional e nacional de ecomuseus e museus comunitários.

 

O evento contou com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário