terça-feira, 15 de março de 2016

Uma Tempestade de Ideias no Encontro de Comunicação para Jovens

No dia 03 de Março de 2016, tivemos nosso Encontro de Comunicação para Jovens, no espaço da Fundhas - Unidade Petrobras, iniciando as 14h30.
Esse encontro teve o tema: Brainstorming.
Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma dinâmica de grupo que é usada para desenvolver novas ideias e estimular o pensamento criativo. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação no processo, para depois evoluir até a solução final. Para uma sessão de brainstorming devem ser seguidas algumas regras básicas: é proibido debates e críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições, quanto mais ideias melhor; nenhuma ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem sobre o que quiserem; para o bom andamento, deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas; por fim, igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de expore suas ideias. (Fonte: http://www.significados.com.br/brainstorming/)

E foi assim que se desenvolveu o nosso encontro. Começamos com uma dinâmica sugerida pela Vivien para descontrair. A proposta era desenhar o mapa do Campos de São José, da forma como viesse a mente, destacando pontos que estivessem vivos em nossa memória, como a Eco, o Parque Alambari, a Fundhas, e também os próprios moradores e suas casas. Essa dinâmica foi muito interessante para ilustrar de forma clara como percebemos o bairro e os elementos existentes nele, como contamos a nossa versão do Campos de São José.


Após essa conexão com os elementos do bairro, começamos nossa tempestade de ideias. Utilizamos uma técnica de sequência lógica de palavras em grupo. Cada integrante envolvido falava uma palavra que tivesse relação com a palavra anterior. Começamos com a palavra Jornal, já que a finalidade era chegar em um nome para tal. Vieram uma infinidade de palavras, associadas e as vezes não, pois a ideia era não pensar muito para falar, expor o que viesse a mente, quase como uma batata quente de palavras. Nesta etapa, toda ideia é essencial para o processo.



Depois, cada um, de forma individual, fez sua própria lista de associações, com a palavra Ecomuseu e com a Palavra Jornal. Por fim, sugeri que a gente casasse as duas colunas de palavras que desenvolvemos e tentássemos formar nomes com a união das ideias entre os dois conceitos.
Fizemos uma grande lista e pudemos ver como as ideias fluíram depois desses exercícios.
Ficamos bem satisfeitos com o resultado e finalizamos muito animados a mostrar as ideias ao grupo na próxima roda.


Ainda pensando no jornal, fomos caminhar pelo bairro, pois Patrick produzirá uma coluna dele, com uma foto e suas memórias de algum lugar marcante. Essa ainda é surpresa, fiquem atentos ao lançamento de nosso jornal "Campos em Papel".

Até o próximo encontro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário