quinta-feira, 19 de outubro de 2023

ECOMUSEU DOS CAMPOS DE SÃO JOSÉ MOBILIZA MAIS DE 17 MIL PESSOAS EM BENEFÍCIO DO MEIO AMBIENTE E INTEGRAÇÃO SOCIAL




    O Ecomuseu dos Campos de São José encerra mais uma edição do projeto em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com resultados positivos para a regeneração e preservação ambiental, mobilizando milhares de pessoas e instituições e promovendo integração social. É o maior volume de ações e impactos positivos alcançados em 8 anos de existência.

    Durante a terceira edição, no período de agosto de 2021 a setembro de 2023, mais de 17.000 pessoas foram impactadas, 56 parceiros articulados, 3.647 alunos de escolas e universidades participantes. As atividades promovidas pelo Ecomuseu totalizam 864, entre rodas de conversa, encontros formativos, Feiras de Saberes e Fazeres, mutirões de plantio e limpeza, ações de educação ambiental, encontros musicais, entre outros. Além disso, desde 2015, quando o projeto nasceu, 1566 árvores foram plantadas e estão sendo mantidas pela equipe e comunidades participantes.



    Liliana Penha, moradora do Vista Verde e frequentadora das atividades, pontuou que "As atividades do Ecomuseu são muito diversificadas e interessantes, dando espaço para pessoas de todas as idades, origens e grau de escolaridade. Todos são bem tratados, podem se expressar sem receio, acho isso muito importante. Acredito que mais pessoas da região deveriam conhecer o Ecomuseu." Campos de São José, bairro de abrangência direta do projeto, já está vendo os primeiros passos em direção à restauração com o plantio de árvores nativas, a recuperação de nascentes de rios e a criação de áreas verdes urbanas. Isso não só melhora a qualidade de vida das comunidades locais, mas também contribui para a mitigação das mudanças climáticas. O plano é que o projeto expanda cada vez mais no município.

    O trabalho desenvolvido tem como um dos principais objetivos contribuir para a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Podemos destacar os objetivos 2, 3, 4, 11, 13, 14 e 15 alcançados pelas ações realizadas, sendo eles: Fome zero e agricultura sustentável, Saúde e bem-estar, Educação de qualidade, Cidades e comunidades sustentáveis, Ação contra a mudança global do clima, Vida na água e Vida terrestre.



    Para que as próximas gerações possam desfrutar de um "bem viver" e herdar um planeta saudável, a organização coletiva é essencial. O Ecomuseu dos Campos de São José é um exemplo inspirador de como a comunidade pode se unir em torno de uma causa comum. Através de parcerias firmadas com instituições locais, universidades e escolas, a prefeitura municipal e cidadãos engajados, os resultados demonstram como a colaboração é fundamental para o sucesso de iniciativas ambientais de grande escala.

    É importante lembrar que cada um de nós desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente. Ao apoiar projetos como esse e nos envolvermos em práticas sustentáveis, podemos construir um futuro positivo e possível para as próximas gerações. Para obter mais informações sobre o Ecomuseu dos Campos de São José e como você pode participar deste movimento, entre em contato ou visite nossas redes sociais.

    O projeto Ecomuseu dos Campos de São José é uma realização do CECP com apoio da Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Mais informações:
CECP/Ecomuseu dos Campos de São José
(12) 99677-5272
ecomuseu@cecp.org.br / comunicacao.ecomuseu@gmail.com
instagram.com/ecomuseucsj / facebook.com/ecomuseusjc

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário